Pesquisa Genial/Quaest mediu impressão de brasileiros sobre tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos nacionais: 72% acham que mandatário norte-americano está errado ao taxar exportações do Brasil por suposta perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e 79% acreditam que taxação “vai prejudicar a vida”. Esses e outros dados foram divulgados nesta quarta-feira (16).
Na pergunta sobre se Trump está certo ou errado ao tarifar Brasil alegando “caça às bruxas” contra Bolsonaro, termo que ele já usou mais de uma vez sobre esse assunto, 19% concordam com presidente dos EUA e 9% não sabem ou não responderam.
Recorte por posicionamento político de entrevistados mostra ampla reprovação dessa tese do mandatário dos Estados Unidos. Índice de pessoas que acham que Trump está errado atinge 48% entre bolsonaristas (42% acreditam que ele está certo), 52% entre quem não apoia Bolsonaro, mas se considera “mais à direita” (40% veem Trump certo) e 77% no grupo de entrevistados que se declaram sem lado.
Altas tarifas vão prejudicar a vida
Outra pergunta do levantamento é sobre possíveis efeitos práticos da taxa de 50% a produtos nacionais: 79% dizem que altas tarifas “vão prejudicar a vida”, enquanto 17% responderam “não” e 4% não sabem ou não responderam.
A nova pesquisa Genial/Quaest realizou 2.004 entrevistas com pessoas de 16 anos ou mais, entre 10 e 14 de julho. Margem de erro é de dois pontos percentuais (p.p.), para mais ou para menos, e índice de confiança registra 95%.
LEIA TAMBÉM: Governo do RN e setores produtivos se unem contra tarifaço dos EUA
