Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Mundo

Papa Leão XIV pede fim da guerra em Gaza

Foto: Reprodução

O Papa Leão XIV pediu neste domingo (20) o fim da “barbaridade da guerra” após o ataque à Igreja da Sagrada Família, na Cidade de Gaza. O bombardeio ocorreu na última quinta-feira (17) e matou três pessoas, além de deixar vários feridos, incluindo o pároco local.

Leia também:
Trump manda divulgar depoimentos do caso Epstein

Durante a oração do Angelus, no Vaticano, o pontífice expressou profunda dor com o ocorrido. Ele citou nominalmente as vítimas e fez um apelo direto à comunidade internacional.

“Apelo à comunidade internacional para que observe o direito humanitário e respeite a obrigação de proteger os civis, bem como a proibição da punição coletiva, do uso indiscriminado da força e do deslocamento forçado da população”, afirmou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O ataque danificou severamente o único templo católico da Faixa de Gaza. O impacto destruiu parte do telhado, atingiu a fachada de pedra e quebrou várias janelas, conforme imagens divulgadas pela igreja.

Líderes cristãos visitam igreja atingida

No dia seguinte ao bombardeio, líderes religiosos cristãos entraram em Gaza para visitar a Igreja da Sagrada Família. A comitiva contou com o Patriarca Latino de Jerusalém, Pierbattista Pizzaballa, o Patriarca Ortodoxo Grego de Jerusalém, Teófilo III, e o arcebispo Alexios.

Durante a visita, o grupo encontrou o padre Gabriel Romanelli, que foi ferido no ataque. Além disso, os religiosos passaram pela Igreja Ortodoxa Grega de São Porfírio e pelo hospital Al-Ahli Arab.

“Vocês não foram negligenciados, nem esquecidos. E faremos tudo para estar sempre perto de vocês e apoiar a todos”, declarou Pizzaballa, levando também bênçãos enviadas pessoalmente pelo Papa Leão XIV.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Igreja servia como abrigo para civis

Desde o início da ofensiva militar de Israel contra o Hamas, em outubro de 2023, a Igreja da Sagrada Família tem acolhido centenas de civis palestinos. A estrutura religiosa vinha sendo usada como abrigo seguro em meio ao conflito, o que torna o ataque ainda mais grave, segundo os líderes religiosos.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Internacional

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs à Rússia uma nova negociação de cessar-fogo, com a intenção de encerrar o conflito iniciado em fevereiro...

Mundo

Palestinos saíram às ruas nesta sexta-feira (18), em Gaza, para protestar contra a escassez de alimentos e o aumento dos preços provocados pela ofensiva militar...

Mundo

A Ucrânia mata agentes russos suspeitos de envolvimento no assassinato do coronel Ivan Voronych, do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU). A informação foi...

Mundo

Durante a tradicional oração dominical no Vaticano, neste domingo (6), o Papa Leão XIV prestou solidariedade às vítimas das enchentes no Texas, nos Estados...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO