A instalação do Hospital Universitário em Caicó foi confirmada pela governadora Fátima Bezerra nesta quarta-feira (23), durante agenda oficial no município. A medida marca um avanço significativo para a saúde pública do Seridó, ao promover a interiorização da formação médica e o fortalecimento do SUS.
O anúncio foi feito em um ato simbólico com a presença de autoridades estaduais, federais e municipais. Na ocasião, a governadora assinou o documento que autoriza a adoção de medidas administrativas e jurídicas para doar um terreno do Estado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A área indicada para a construção da unidade é o atual Parque de Exposições de Caicó.
A nova unidade, vinculada à Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), será o quarto hospital universitário federal do Rio Grande do Norte e o primeiro do Seridó. A estrutura contará com serviços de média e alta complexidade e terá como finalidade principal ampliar o acesso à saúde especializada e à formação de profissionais da área.
“Com o Hospital Universitário do Seridó, garantimos mais acesso à saúde, mais pesquisa, mais dignidade e mais médicos formados na região. Já temos o apoio do Governo Federal para a elaboração do projeto executivo”, afirmou Fátima Bezerra.
A governadora também revelou que formalizou pedido ao presidente Lula para que a unidade seja incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A estimativa é que o investimento chegue a R$ 150 milhões.
LEIA TAMBÉM: Taxação dos EUA ameaça exportações e empregos no setor salineiro do RN
