Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Mundo

Milei reduz impostos de exportação na Argentina

Foto: Agência Reuters

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou neste sábado (26) a redução de impostos de exportação sobre carne, grãos e derivados. A medida atende a um antigo pedido do setor agrícola e tem como objetivo aquecer a economia nacional, gerando competitividade no mercado externo.

Leia também:
Nova onda de calor causa incêndios na Europa

Em discurso durante a abertura da tradicional Exposição Rural Argentina, em Buenos Aires, Milei explicou que as mudanças serão permanentes. Segundo ele, a iniciativa representa uma redução média de 20% nos tributos sobre cadeias de grãos e de 26% sobre as cadeias de carne e gado.

Além disso, o presidente afirmou que “Milei reduz impostos para beneficiar não apenas o setor rural, mas toda a economia nacional”, ao destacar o papel estratégico do agronegócio argentino nos últimos 20 anos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Milei reduz impostos para impulsionar economia agrícola

Conforme os novos índices, os impostos sobre aves e carne bovina caem de 6,75% para 5%. Já os tributos sobre milho e sorgo caem de 12% para 9,5%. No caso do girassol, a redução é de 7,5% para 5,5%. A soja passa de 33% para 26%, enquanto os subprodutos da oleaginosa caem de 31% para 24,5%.

O presidente também ressaltou que essas medidas só foram possíveis graças ao superávit fiscal alcançado por sua gestão. “Protegeremos esse resultado como água no deserto”, declarou.

Desde sua posse, em dezembro de 2023, Javier Milei tem adotado uma agenda econômica liberal com foco na recuperação fiscal e combate à inflação. A redução dos impostos sobre exportação representa mais um passo nessa estratégia, com impacto direto na balança comercial do país.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou sua residência na manhã deste domingo (14), por volta das 7h30, para passar por um procedimento médico autorizado...

Economia

Entre 2008 e 2022, o emprego no comércio Brasil-China apresentou crescimento expressivo, superando o desempenho das demais parcerias internacionais do país. O número de...

Economia

No dia 16 de setembro, o Mercosul acordo EFTA será formalizado no Rio de Janeiro durante a reunião de chanceleres do bloco, presidida pelo...

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (Bolsonaro condenado golpe) passou a integrar a lista de 10 chefes de Estado condenados por golpe de Estado desde a...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO