Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Economia

IBGE ajustará dados de desemprego

Censo 2022 revela que 16% dos potiguares trabalhavam fora do município onde moravam. RN tem a 3ª maior proporção do país.
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O IBGE irá ajustar dados antigos de desemprego com base nos resultados do Censo 2022. A mudança será feita por meio de uma reponderação estatística na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que terá sua série histórica atualizada a partir desta quinta-feira (31).

Leia também:
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 51 milhões

Segundo o Instituto, a nova ponderação levará em conta o perfil populacional atualizado, observado pelos recenseadores. Isso significa que o universo das entrevistas será recalculado com base em projeções mais realistas da população brasileira. Como resultado, taxas anteriores de desemprego poderão sofrer alterações, ainda que marginais.

Reponderação dos dados antigos de desemprego

O ajuste tem como base a constatação de que a Pnad vinha estimando uma população acima da projetada no novo censo. Enquanto a Pnad calculava 216 milhões de brasileiros em 2024, o IBGE projeta 212,6 milhões com base no Censo. Essa diferença exige atualização da amostra.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, o IBGE reforça que a prática é comum e ocorre após cada Censo demográfico. A reponderação também foi feita, por exemplo, durante a pandemia, quando as coletas passaram a ser feitas por telefone.

Ainda segundo o Instituto, experiências anteriores mostram que as alterações nos indicadores são pequenas. Ou seja, a maioria das mudanças aparece apenas na segunda ou terceira casa decimal, sem impacto significativo nos percentuais.

Dados mais recentes da Pnad

A taxa de desocupação mais recente, divulgada em junho, ficou em 6,2% no trimestre encerrado em maio — a menor já registrada para o período. A mínima histórica foi 6,1% em novembro de 2024, enquanto o pico foi de 14,9%, durante a pandemia de covid-19.

Por fim, o Censo revelou que o Brasil tem atualmente mais mulheres (51,5%) do que homens (48,5%) e que 87,4% da população vive em áreas urbanas. Esses dados ajudam a refinar os levantamentos estatísticos e aumentar a precisão das políticas públicas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Educação

A Inteligência Artificial já faz parte do cotidiano das empresas e das decisões de negócio. Atento a esse cenário, o Instituto Euvaldo Lodi do...

Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (8), um novo medicamento contra Alzheimer no Brasil. O lecanemabe, que chega ao mercado...

Brasil

O ano mal começou e, por isso, muitos brasileiros já procuram informações sobre os feriados em 2026. Felizmente, o calendário será um dos mais...

Economia

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o maior produtor mundial de carne bovina em 2025, segundo estimativas de mercado. O resultado...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO