Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

RN vai iniciar vacinação contra Mpox para público prioritário

Vacinação contra Mpox no RN começa com foco em pessoas com HIV/AIDS com baixa imunidade. Campanha segue diretrizes do Ministério da Saúde.
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com os municípios potiguares, iniciou a convocação de grupos prioritários para a vacinação contra a Mpox no RN. O estado recebeu um lote do Ministério da Saúde com doses destinadas, inicialmente, a pessoas maiores de idade vivendo com HIV/AIDS com contagem de linfócitos T CD4 inferior a 100 células nos últimos seis meses.

Leia também:
Capacitação em fissura labiopalatina qualifica atendimento no RN

Essas pessoas devem procurar o Serviço de Assistência Especializada (SAE) onde já são acompanhadas para receber informações sobre a data da imunização. Atualmente, 127 pacientes com esse perfil estão cadastrados nos SAEs do estado. Os principais pontos de atendimento são o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal (64 pessoas), e o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró (26).

Outros municípios também têm pacientes contemplados na primeira fase da campanha: Natal (25), Parnamirim (5), São José de Mipibu (1), Caicó (2), Santa Cruz (1), São Paulo do Potengi (1) e Macaíba (1).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Vacina exige estratégia para evitar perdas

A vacina contra Mpox é aplicada em duas doses e, após ser descongelada, deve ser usada em até 28 dias. Por isso, a estratégia prevê a ampliação do público-alvo a partir do 16º dia após o descongelamento. Nesse estágio, passam a ser incluídas:

  • Pessoas vivendo com HIV/AIDS com CD4 abaixo de 200 células (209 cadastradas no RN);

  • Usuários da profilaxia pré-exposição (PrEP);

  • Profissionais de laboratórios que atuam diretamente com o vírus da Mpox.

A ação segue recomendação do Ministério da Saúde, por meio do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), que adquiriu 25 mil doses da vacina em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), diante da limitação global de estoques.

A vacinação tem foco na proteção prévia de pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da Mpox, em razão do cenário atual de transmissão identificado no Brasil.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

A partir de agosto, os planos de saúde passarão a atender pacientes do SUS em seis especialidades, promovendo acesso mais rápido aos serviços médicos...

Saúde

Capacitação em fissura labiopalatina vai fortalecer o atendimento a pacientes com deformidades faciais no Rio Grande do Norte. A iniciativa, realizada nos dias 28...

Brasil

O governo federal libera recursos para farmácias do SUS em 428 municípios de todas as regiões do Brasil. A medida, anunciada pelo Ministério da...

Saúde

Febre oropouche se espalha pelo Brasil e já alcança 18 estados e o Distrito Federal, ultrapassando a marca de 11 mil casos apenas em...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO