O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recalibrou dezenas de tarifas a parceiros comerciais antes do prazo final para acordos comerciais, que vence nesta sexta-feira (1º), incluindo 35% sobre produtos do Canadá, 25% para a Índia, 20% para Taiwan e 39% para a Suíça.
Trump divulgou na noite desta quinta (31) um decreto listando taxas de importação mais altas, de 10% a 41%, a partir de sete dias, para 69 parceiros comerciais. Alguns desse países haviam fechado acordos de redução de tarifas e outros não tiveram oportunidade de negociar com seu governo. É o caso do Brasil que terá produtos sobretaxados em mais 40% além dos 10% que já haviam sido informados, totalizando 50%. A data para que a tarifa comece a valer é 7 de agosto.
O republicano emitiu outra ordem em separado, focada no Canadá, aumentando a tarifa para fentanil (35% em vez dos 25% anteriores), e afirmando que o país vizinho “não cooperou” na redução dos fluxos do produto para os EUA.
As tarifas mais altas sobre os produtos canadenses contrastam fortemente com a decisão de Trump de conceder ao México um adiamento de 90 dias das tarifas mais altas de 30% sobre diversos produtos, dando mais tempo para negociar um pacto comercial mais amplo.
LEIA TAMBÉM: Confronto de facções espalha pânico em bairro da Zona Oeste de Natal
