Economia

Dia dos Pais deve movimentar mais de R$ 480 milhões no comércio potiguar

Foto: Divulgação/Fecomercio

O comércio do Rio Grande do Norte deve movimentar R$ 480,3 milhões no Dia dos Pais de 2025, segundo projeção divulgada pelo Instituto Fecomércio RN (IFC). O valor representa um crescimento de 13,8% em relação ao ano passado, consolidando a data como uma das mais importantes do calendário varejista do segundo semestre.

Leia também:
Sesc oferece mais de 800 exames gratuitos para mulheres de Natal

O avanço é impulsionado por fatores como a queda da inflação – com o IPCA abaixo de 4% nos últimos 12 meses até junho – e a estabilidade no emprego formal. Em relação aos gastos, os presentes devem somar R$ 238 milhões, alta de 11,1% sobre 2024. Já as comemorações devem movimentar R$ 242,2 milhões, com aumento de 16,6% em relação ao ano anterior.

De acordo com a análise do IFC, os números indicam uma retomada vigorosa no consumo, com aumento real nas vendas, no ticket médio e na disposição dos consumidores para celebrar a data.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Intenção de compra cresce em Natal e Mossoró

Em Natal, 64,9% dos consumidores afirmaram que pretendem presentear, o maior índice já registrado desde o início da série histórica. A movimentação estimada é de R$ 155,9 milhões, um crescimento de 12,3% em relação a 2024. O gasto médio por presente na capital potiguar subiu para R$ 155,71.

Em Mossoró, 58,2% dos entrevistados demonstraram intenção de compra, o que deve gerar uma movimentação de R$ 31,8 milhões, com alta de 15,4%. O ticket médio no município foi estimado em R$ 142,81.

Presentes mais procurados

Os produtos de uso pessoal masculino lideram as preferências. Em Mossoró, perfumes e cosméticos aparecem com 28,5% das escolhas, refletindo um crescimento na valorização do cuidado pessoal masculino. Já em Natal, o vestuário lidera com 49,5%, embora o mix de produtos tenha se diversificado.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou o papel das promoções e da comunicação emocional nas campanhas de vendas. “A diversificação dos itens e a ênfase nas promoções como fator decisivo sugerem que o comércio varejista, especialmente em Natal e Mossoró, deve intensificar campanhas promocionais, ampliar mix de produtos e reforçar a comunicação emocional, valorizando o vínculo afetivo que sustenta a data”, afirmou.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Economia

Com o aumento do volume de compras típico da Black Friday, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional...

Economia

A chegada da Black Friday, somada ao pagamento da primeira parcela do 13º salário e à proximidade do Natal, cria uma combinação tentadora para...

Cidades

Uma mulher foi resgatada pelo helicóptero Potiguar 01 após sofrer uma fratura em um dos membros inferiores enquanto fazia uma trilha na zona rural...

Economia

O consumidor potiguar chega à Black Friday 2025 RN mais preparado e confiante. É o que mostra a pesquisa do Instituto Fecomércio RN (IFC)...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile