A Anvisa proibiu smartwatch que prometia controlar a diabetes e a pressão arterial sem comprovação científica. A decisão, publicada na segunda-feira (4), atinge o Glicowatch – Relógio Inteligente para Controle da Diabetes e da Pressão Arterial, da empresa GWF Negócios Digitais Ltda.
Leia também:
Butantan desenvolve anticorpo contra Zika para proteger grávidas
A comercialização, importação, distribuição, propaganda e uso do produto estão proibidos no país. A medida foi tomada após a agência identificar a venda do relógio em plataformas on-line, mesmo sem registro ou validação de eficácia.
Segundo a Anvisa, não há estudos clínicos que comprovem a eficácia de modelos de smartwatch para medir glicose ou controlar o diabetes. Isso significa que nenhum equipamento desse tipo possui autorização oficial para ser utilizado com essa finalidade no Brasil.
A agência alerta que o uso desses relógios pode colocar em risco a saúde de pessoas que dependem de um monitoramento rigoroso da glicose, já que os dados exibidos não são confiáveis nem cientificamente validados.
Produto representa risco à saúde
A Anvisa reforça que produtos sem registro não têm garantia de qualidade, segurança ou eficácia. Por isso, não recomenda o uso do Glicowatch ou de qualquer dispositivo semelhante que prometa medir glicose sem autorização da agência reguladora.
A população pode contribuir denunciando a comercialização de produtos irregulares por meio da Ouvidoria da Anvisa ou pela Central de Atendimento 0800 642 9782.