O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas simultâneos de perigo potencial para o Rio Grande do Norte, válidos entre esta quarta-feira (6) e as 10h de quinta-feira (7). As notificações envolvem ventos costeiros intensos e acumulado de chuvas, exigindo atenção especial da população em diversas regiões do estado.
Leia também:
Estão abertas as inscrições para a edição 2025/2026 do Programa Garantia-Safra
O primeiro alerta prevê ventos fortes nas regiões litorâneas do RN e do Ceará, com possibilidade de movimentação de dunas sobre construções da orla, principalmente em áreas urbanas próximas à faixa costeira.
Municípios com ventos intensos
No RN, os ventos devem atingir as regiões Oeste Potiguar, Central Potiguar, Agreste Potiguar e Leste Potiguar, somando 19 municípios, entre eles:
Mossoró, Areia Branca, Tibau, Guamaré, João Câmara, Macau, São Miguel do Gostoso e Touros.
Chuva acumulada em 36 municípios
O segundo alerta refere-se ao acúmulo de chuvas, com volume entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, afetando áreas do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
No RN, o aviso atinge 36 municípios, incluindo:
Natal, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, Nova Cruz, Nísia Floresta, Canguaretama, Extremoz, Tibau do Sul e São Gonçalo do Amarante.
Apesar do risco considerado baixo para alagamentos e deslizamentos, o INMET recomenda evitar sair durante o mau tempo, ficar atento a alterações em encostas e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
