Economia

Tarifa de 50% dos EUA impacta exportações do RN. Setor da pesca já sente os efeitos

Foto: Reprodução/Fiern

Entrou em vigor nesta terça-feira (6) a tarifa de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros, afetando diretamente setores da economia potiguar. No Rio Grande do Norte, o setor da pesca foi um dos primeiros a reduzir suas operações por causa da taxação.

Leia também:
Governo do RN adota ações estratégicas contra tarifas dos EUA sobre exportações

Atualmente, 12 empresas no estado trabalham com exportação de pescados. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do RN (SINDIPESCA-RN), Arimar França Filho, apenas duas dessas empresas poderão ser beneficiadas pelas ações emergenciais anunciadas pelo Governo do Estado.

Governo do RN anuncia medidas emergenciais

Na tentativa de conter os prejuízos, o Governo do RN apresentou, na última sexta-feira (1º), um pacote de ações estratégicas. Entre elas, está a ampliação dos incentivos fiscais para empresas inscritas no Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (PROEDI), com ajuste proporcional ao volume exportado para os Estados Unidos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, o governo pretende intensificar a busca por novos mercados na Ásia e América Latina, aproveitando acordos comerciais do Mercosul com países como Índia, Chile, Egito e Israel. A proposta também inclui estímulos à inovação e à inserção dos produtos potiguares em cadeias globais de valor.

Prejuízos e reivindicações do setor produtivo

O setor da pesca teme demissões e cobra isonomia na tributação estadual. “Pedimos isonomia do nosso ICMS com o do Ceará, que é nosso principal concorrente no Nordeste”, ressaltou Arimar França.

De acordo com o secretário da Fazenda do RN, Carlos Eduardo Xavier (Cadu Xavier), outros setores como o salineiro, o de rações animais, balas e caramelos também devem sentir os efeitos da nova política tarifária americana. “A intenção principal é de que sejam mantidos os empregos”, reforçou.

Governadores do Nordeste cobram apoio federal

Na terça-feira, governadores do Nordeste se reuniram com o presidente Lula, em Brasília, durante encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão). O objetivo foi buscar soluções conjuntas entre estados e União para preservar empregos e apoiar o setor produtivo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Cadu Xavier ressaltou que, até junho, o RN exportou mais de US$ 67 milhões para os EUA — o equivalente a mais de R$ 300 milhões. “Essas são exportações que não vão acontecer nesse segundo semestre. Por isso, precisamos garantir a competitividade dos nossos produtos no mercado local”, finalizou.

Notícias relacionadas

Economia

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) realiza, nesta quarta-feira (6), às 18h30, uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico do...

Natal

Natal vai ganhar um voo direto para Buenos Aires a partir do dia 30 de dezembro pela companhia aérea JetSMART, primeira empresa low cost...

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste domingo (3), que o Brasil não aceitará intimidações e seguirá defendendo seus interesses estratégicos. A...

Economia

A China habilitou 183 novas empresas brasileiras de café a exportar para o mercado chinês. O anúncio foi feito pela embaixada chinesa no Brasil,...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile