O Dia dos Pais é uma data importante no calendário afetivo e comercial do Brasil. Celebrado sempre no segundo domingo de agosto, ele homenageia a figura paterna e reconhece seu papel essencial na família e na sociedade.
Leia também:
Festa do Sabugo 2025 promete edição histórica em Parnamirim
A ideia de criar essa data nasceu nos Estados Unidos, em 1910. Sonora Louise Smart Dodd quis reconhecer o esforço do seu pai, William Jackson Smart, que criou sozinho seis filhos após a morte da esposa. Em 1966, o presidente Lyndon B. Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais nos EUA, tradição seguida por diversos países.
Por que o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto?
No Brasil, o Dia dos Pais tem uma origem diferente. Em 1953, o publicitário Sylvio Bhering propôs a data para impulsionar as vendas em agosto, inspirando-se no sucesso do Dia das Mães. Inicialmente comemorado em 16 de agosto, dia de São Joaquim, a data foi fixada no segundo domingo do mês para acompanhar o modelo do Dia das Mães.
Além disso, a escolha comercial deu certo: o Dia dos Pais figura entre as principais datas do comércio, atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Curiosidades sobre o Dia dos Pais
Em países como Portugal e Espanha, a data ocorre em 19 de março, dia de São José. Já nos países árabes, o Dia dos Pais coincide com o início do verão no hemisfério norte, em 21 de junho.
