Neste sábado (9), o presidente Vladimir Putin conversou por telefone com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. A ligação, que durou cerca de 40 minutos, tratou da Guerra da Ucrânia, do grupo Brics e das relações com os Estados Unidos.
Leia também:
STF autoriza investigação de fraude em licitações da COP 30 no Pará
Segundo o Itamaraty, Lula reafirmou o compromisso do Brasil em contribuir com o que for necessário para a paz, inclusive no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta do Brasil e da China lançada em 2023. Por outro lado, o Kremlin destacou que Lula apoiou ações que visam encerrar a “crise ucraniana”, como Moscou chama o conflito.
Relações entre Brasil e Rússia no Brics
Além da guerra, Putin compartilhou com Lula detalhes da reunião com Steve Witkoff, enviado dos EUA para o Oriente Médio. Os presidentes também confirmaram a intenção de fortalecer os laços diplomáticos e comerciais entre Brasil e Rússia, parceiros no Brics.
Assim, o contato acontece em um momento delicado. No dia 15 de agosto, Putin terá encontro com o ex-presidente americano Donald Trump, no Alasca. A reunião foi marcada após Trump ignorar o prazo para Moscou aceitar uma trégua no conflito, que terminou na sexta-feira (8).
