Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta terça-feira (12) indica que 49% dos brasileiros defendem que o país também aplique tarifas sobre produtos norte-americanos como resposta à sobretaxa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a exportações nacionais. Outros 43% discordam da medida, enquanto 7% não souberam responder.
O levantamento foi realizado entre 1º e 5 de agosto, antes do início da cobrança das novas tarifas, que entrou em vigor no dia 6. Ao todo, foram ouvidas 2 mil pessoas em 132 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa também revelou que 75% dos brasileiros acreditam que o aumento das tarifas por parte dos EUA teve motivação política. Para 12%, trata-se de uma questão comercial, enquanto 5% consideram que a medida envolve ambos os fatores. Outros 8% não souberam responder.
A percepção de que o tarifaço foi motivado por questões políticas é maior entre pessoas de 45 a 59 anos (80%), moradores do Nordeste e do Sudeste (77% em cada), católicos (76%) e evangélicos (74%). A avaliação é alta em todas as faixas de renda: 77% entre quem ganha até 1 salário mínimo, 76% entre quem recebe de 1 a 2 salários, 77% entre os que têm renda de 2 a 5 salários e 70% entre quem recebe mais de 5 salários mínimos.
LEIA TAMBÉM: Apreensão de submetralhadora 3D termina com dois detidos na Zona Norte de Natal