O influenciador Hytalo Santos foi preso nesta sexta-feira (15), acusado de envolvimento em crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil. Além de Hytalo, também foi detido Israel Nata Vicente, companheiro dele. As prisões foram determinadas pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, sob ordem do juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa.
A operação foi conduzida pelo Ministério Público do Estado, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a Polícia Civil da Paraíba (UNINTEPOL e DECC), o CIBERLAB (Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria Nacional de Segurança Pública), a Polícia Civil de São Paulo (DEIC) e a Polícia Rodoviária Federal.
Investigações
De acordo com o Ministério Público, as investigações vêm sendo conduzidas com rigor técnico e respeito à dignidade das vítimas, especialmente crianças e adolescentes. No entanto, o vazamento de informações sigilosas e ações civis não relacionadas ao processo criminal têm prejudicado o trabalho investigativo e colocado as vítimas em risco.
As autoridades destacam a gravidade do tráfico humano dentro das próprias fronteiras estaduais, muitas vezes invisível em comparação ao transnacional, mas com impactos severos nas comunidades locais. Vítimas em situação de vulnerabilidade são aliciadas, transportadas e exploradas para fins de exploração sexual, trabalho análogo à escravidão ou outras formas de servidão.
O Ministério Público e as instituições envolvidas reforçaram o compromisso de proteger crianças e adolescentes e pediram apoio da sociedade para denunciar de forma responsável e preservar a dignidade das vítimas.
SBT News