Brasil

Lençóis Maranhenses recebe certificado UNESCO

Foto: Reprodução

Os Lençóis Maranhenses recebem oficialmente o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela UNESCO no ano passado. A cerimônia ocorreu em Barreirinhas, no Maranhão, consolidando internacionalmente a importância ecológica e turística do parque nacional.

Leia também:
Golpes digitais superam roubos e atingem milhões no Brasil

O governador Carlos Brandão destacou a responsabilidade coletiva na preservação do parque: “Cada gota de água daquelas lagoas a partir de hoje não é mais nossa. Cabe a todos nós cuidarmos desse grande patrimônio. Todo mundo é responsável para não jogar uma garrafa pet nos Lençóis, não jogar lixo na nossa cidade, porque temos que cuidar”, afirmou.

O parque nacional abrange mais de 155 mil hectares de dunas de areia branca, que durante o período chuvoso se transformam em milhares de lagoas cristalinas. Esse fenômeno raro atrai turistas de todo o mundo, tornando a região um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, descreveu o cenário como único: “É como se as nuvens tivessem se cristalizado no chão, por todas aquelas dunas esculpidas.”

O turismo também fortalece comunidades locais em vilarejos como Atins e Santo Amaro, onde passeios pelo Rio Preguiças aproximam visitantes da cultura e do artesanato da região, como produtos feitos da palha de buriti. Para a turista Elisiane Silva, o parque é incomparável: “Águas cristalinas, dunas que se perdem de vista, areia branquinha… é um lugar mágico.”

O desafio, agora, é conciliar o aumento do turismo com políticas de preservação ambiental, garantindo que os Lençóis Maranhenses continuem encantando gerações futuras. A certificação da UNESCO reforça a relevância global do patrimônio e incentiva o compromisso com sua proteção.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

O técnico de enfermagem condenado Wesley da Silva Ferreira recebeu a sentença de 44 anos e três meses de prisão pelos crimes de abusos...

Brasil

O Sul do Brasil deve enfrentar uma semana de instabilidade climática, marcada por granizo e ventos de 100km/h, especialmente no Rio Grande do Sul....

Polícia

Três mulheres mortas em Ilhéus foram encontradas no sábado (16), após desaparecerem durante um passeio na Praia dos Milionários, no sul da Bahia. Elas...

Justiça

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o direito de recusar transfusão por religião, ao formar maioria contra o recurso do Conselho Federal de Medicina...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile