A TV 3.0 é a nova geração de transmissão da TV aberta no Brasil, que promete modernizar a radiodifusão e ampliar a experiência do público. O modelo permitirá imagem em 8K, som imersivo, recursos de acessibilidade ampliada e interatividade real. As novidades foram apresentadas na última terça-feira (19), durante a abertura da SET EXPO, maior evento de tecnologia e negócios do setor de mídia e entretenimento da América Latina, que acontece em São Paulo (SP) até esta quinta-feira (21).
Leia também:
Câmara aprova urgência para projeto de isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
Mais do que um avanço técnico, a TV 3.0 terá papel estratégico na comunicação pública. O projeto prevê a criação da Plataforma Comum de Comunicação Pública e Governo Digital, que permitirá, futuramente, o acesso a serviços públicos diretamente pela televisão, aproximando o Estado dos cidadãos.
Segundo o Ministério das Comunicações, a TV 3.0 representa também uma entrada definitiva da indústria na economia digital, com métricas modernas, publicidade segmentada e novos modelos de negócio, garantindo equilíbrio competitivo com plataformas globais de streaming.
O ministro Frederico de Siqueira Filho reforçou, durante o evento, que a TV 3.0 será gratuita e universal, mantendo a essência da TV aberta, mas com recursos tecnológicos e sociais que a tornam mais moderna, inclusiva e conectada às necessidades do público brasileiro.