Saúde

SUS não vai incorporar canetas emagrecedoras, diz Conitec

Foto: Freepik

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) recomendou ao Ministério da Saúde que não incorpore ao sistema público os medicamentos à base de liraglutida e semaglutida, conhecidos como canetas emagrecedoras.

Leia também:
Receita retida: venda de canetas emagrecedoras muda nas farmácias

O pedido havia sido feito pela farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do Wegovy. Segundo o ministério, as decisões levam em conta evidências científicas de eficácia, segurança e custo-efetividade. O impacto financeiro estimado seria de R$ 8 bilhões por ano.

Produção nacional em andamento

Apesar da decisão, o governo destacou dois acordos firmados entre a Fiocruz e a farmacêutica EMS para a produção nacional desses medicamentos. A iniciativa prevê a transferência de tecnologia da síntese do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) e do medicamento final para Farmanguinhos.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

De acordo com o ministério, ampliar a oferta de genéricos fortalece a concorrência, reduz preços e pode facilitar futuras incorporações ao SUS.

Controle mais rígido

Desde junho, farmácias e drogarias passaram a reter receitas de canetas emagrecedoras, medida definida pela Anvisa para restringir o uso indiscriminado. A regra vale para medicamentos que utilizam agonistas GLP-1, como liraglutida, semaglutida, dulaglutida, exenatida, tirzepatida e lixisenatida.

A agência informou que a decisão busca proteger a população após aumento de eventos adversos relacionados ao uso fora das indicações médicas.

Uso indiscriminado preocupa entidades

Sociedades médicas como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, a Sociedade Brasileira de Diabetes e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade já defendiam a retenção das receitas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Em nota, as entidades alertaram que a venda irregular sem receita médica é comum e que a automedicação pode expor a população a riscos graves, além de dificultar o acesso de pacientes que realmente necessitam do tratamento.

Notícias relacionadas

Saúde

Profissionais interessados no programa Agora Tem Especialistas devem se inscrever até este domingo (10) na plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde...

Educação

O resultado da interposição de recurso para atendimento especializado na primeira etapa da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas...

Natal

A mulher de 35 anos, brutalmente agredida com mais de 60 socos dentro de um elevador em um condomínio no bairro de Ponta Negra,...

Natal

Nas próximas duas semanas, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher permanecerá em atendimento no bairro de Nova Descoberta, zona Leste de Natal, ofertando 832...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile