Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Meio Ambiente

Amazônia em Disputa: estudo revela conflitos nas fronteiras

Foto: Assessoria Festival Povos da Floresta

Amazônia em Disputa é o nome do relatório lançado nesta semana em Bogotá, Colômbia, que mapeia os principais conflitos nas fronteiras da floresta. O estudo, conduzido pelo Instituto Igarapé em parceria com a União Europeia e a Fundação para a Conservação e o Desenvolvimento Sustentável (FCDS), revela os riscos que ameaçam o bioma e as populações tradicionais.

Leia também:
Esgoto inadequado cai no RN, mas segue acima da média nacional

O foco está na parte noroeste da Amazônia, onde se encontram limites do Brasil, Colômbia, Venezuela, Equador e Peru. Conforme o levantamento, quatro tipos de disputas afetam diretamente a região: ambientais, criminais, de capital e institucionais. Entre os problemas mais graves estão desmatamento, queimadas, mineração ilegal e a atuação de grupos armados.

Conflitos e vulnerabilidades

Segundo o relatório Amazônia em Disputa, os danos ambientais caminham lado a lado com redes ilícitas. Narcotráfico, garimpo e extração de madeira movem economias ilegais e pressionam comunidades indígenas e ribeirinhas. Além disso, o estudo aponta que pelo menos 16 grandes grupos criminosos atuam em 69% dos municípios amazônicos, incluindo organizações como PCC, Comando Vermelho, ELN e dissidências das FARC.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A violência se intensifica em áreas de fronteira como Putumayo (Colômbia), Madre de Dios (Peru) e Sucumbíos (Equador). Nessas regiões, a ausência do Estado favorece deslocamentos forçados, perda de territórios e destruição de modos de vida tradicionais.

Desafios para a cooperação

Os pesquisadores destacam que os impactos da violência e da degradação ultrapassam fronteiras. “As economias ilícitas têm alcance global. O dano fica na Amazônia, mas os mercados consumidores estão espalhados pelo mundo”, afirmou Melina Risso, diretora de pesquisa do Instituto Igarapé.

O relatório reforça a necessidade de ações conjuntas entre os países amazônicos. A 5ª Cúpula de Presidentes da OTCA, que ocorre nesta sexta-feira (22) em Bogotá, foi citada como oportunidade para novas estruturas de cooperação. A expectativa é que medidas de segurança pública, alternativas econômicas sustentáveis e propostas para a COP30 avancem a partir desse encontro.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Direitos Humanos

Os feminicídios no Brasil voltaram ao centro do debate público neste domingo (7), quando milhares de pessoas participaram do Levante Mulheres Vivas em Brasília....

Política

A reta final do Congresso promete uma semana intensa em Brasília. Depois da aprovação da LDO, parlamentares retomam as atividades com uma agenda cheia...

Polícia

Neste domingo (7), dois criminosos armados invadiram o prédio da Biblioteca Mário Andrade, no centro de São Paulo, e levaram obras de arte.  A...

Política

Flávio Bolsonaro preço passou a dominar a discussão política deste domingo (7) depois que o senador admitiu publicamente que pode desistir de sua pré-candidatura...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO