Dados do IBGE revelam que Natal tem mais de 64 mil com algum tipo de deficiência. Isso representa mais de 8% da população. “Por trás dos números, existem vidas, histórias e infelizmente, muitos desafios ainda. Por isso a importância de lutarmos por uma cidade cada vez mais acessível e inclusiva, na qual ninguém seja deixado para trás. Essa luta também inclui a conscientização da sociedade”, diz o vereador Tércio Tinoco, primeiro cadeirante eleito na capital potiguar, que está no seu segundo mandato.
Neste mês de setembro, o vereador realiza o “Setembro Verde”, um mês inteiro de ações voltadas para conscientização e inclusão das pessoas com deficiência. A abertura acontece já no dia primeiro, com a ação #EUINCLUO, no auditório da Fiern, às 9h. Ao longo de todo o mês, vai ter programação, avisa Tércio: “Teremos caminhadas, podcasts, entregas de cadeiras de rodas, apresentações de esportes adaptados. Além de eventos já tradicionais neste mês, como ‘1 minutinho, volto já’ e ‘Sentindo na Pele’, nos quais as pessoas sem deficiência vivem, mesmo que por alguns minutos, um pouquinho da nossa realidade, que não é fácil”.
As ações do Setembro Verde foram planejadas ouvindo representantes do terceiro setor, e tem o apoio de várias instituições, além de secretarias municipais. A programação completa será divulgada em breve, e todos os eventos serão gratuitos.
LEIA TAMBÉM: Caravana Mais Natal vai estar no bairro Potengi nesta segunda-feira (25)