O Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU) discutiu nesta quinta-feira (28) a situação atual e propostas de expansão das faixas exclusivas de ônibus em Natal, visando priorizar o transporte coletivo, reduzir congestionamentos e agilizar as viagens.
Leia também:
Prefeitura de Natal paga salários de servidores nesta sexta-feira (29)
Atualmente, o município possui 50,23 km de faixas exclusivas, sendo 40,96 km sob administração municipal e 9,27 km gerenciados por outros órgãos. Entre as vias contempladas estão importantes corredores, como as avenidas Prudente de Morais, Rio Branco, Dr. Mário Negócio, Hermes da Fonseca, Senador Salgado Filho, São José, Capitão-Mor Gouveia, Jerônimo Câmara, Amaro Barreto, Nevaldo Rocha e Felizardo Moura, além da Conselheiro Tristão, Ponte Newton Navarro e Engenheiro Roberto Freire, administradas por outros órgãos.
Propostas de expansão
Entre as propostas apresentadas pelo CMTMU estão:
Criação de faixa exclusiva de 3,22 km na BR-101, conectando o Shopping Via Direta à Igreja Universal (Zona Sul/Zona Leste);
Implantação de trecho de 1,24 km entre o Centro Administrativo e o Natal Shopping (Zona Leste/Zona Sul);
Requalificação do corredor de ônibus da Av. Nevaldo Rocha, com cerca de 4,5 km e investimento estimado em R$ 24,6 milhões.
Segundo a secretária da STTU, Jódia Melo, os investimentos são fundamentais para a mobilidade urbana. “Além de evitar congestionamentos, sinistros e agilizar o tráfego, a sinalização beneficia cerca de 35 linhas de transporte público e reduz o tempo de viagem dos ônibus em até 15 minutos.”, afirmou.
Sobre o CMTMU
O Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana acompanha e avalia a política municipal de transporte e trânsito, fiscalizando serviços de transporte público coletivo e individual, participando das revisões do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e promovendo diálogo entre poder público, sociedade civil, operadores do sistema, estudantes e trabalhadores por aplicativos.
