Os postos de combustíveis têm até o próximo sábado (30) para se adequar às novas regras da composição da gasolina e do diesel, que passaram a valer no país desde 1º de agosto.
Leia também:
Mistura de etanol na gasolina deve aumentar para 30% ainda em 2025, segundo governo
De acordo com o governo federal, a gasolina passou a ter 30% de etanol misturado, contra 27% anteriormente. Já o diesel agora conta com 15% de biodiesel. A mudança tem como objetivo reduzir a poluição e, em tese, diminuir o preço final ao consumidor.
Prazo e fiscalização
Segundo a diretora-geral do PROCON Natal, Dina Pérez, é importante que o consumidor fique atento neste período de transição.
“O Brasil adota um modelo de livre mercado, ou seja, não existe tabelamento de preço. Então, mesmo com a mudança, cada posto é livre para praticar o valor que quiser. O consumidor precisa comparar e denunciar práticas abusivas”, destacou.
As denúncias podem ser registradas junto ao PROCON Natal, que fará a fiscalização e divulgará os resultados para a população.
Impacto para o consumidor
O governo federal havia anunciado a expectativa de uma redução de até R$ 0,11 por litro com a nova mistura. Porém, até o momento, a queda ainda não foi percebida pelos motoristas.
A recomendação do órgão é que o consumidor pesquise preços e fique atento para evitar aumentos abusivos nas bombas de combustíveis.
