A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lança nesta sexta-feira (29), às 8h30, no auditório Otto de Brito Guerra, o “Manual do Denunciante – como procurar ajuda em casos de assédio e discriminação na UFRN”.
Leia também:
UFRN abre inscrições para acolhimento psicológico infantojuvenil
A publicação foi elaborada pelo Núcleo de Apoio às Pessoas em Situação de Violência, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), e reúne informações sobre serviços, contatos e procedimentos para acolhimento, denúncia e apuração de situações de violência.
Evento de lançamento
O lançamento reunirá gestores, profissionais que atuam diretamente no enfrentamento do assédio e outras violências na Universidade, além de representantes de servidores técnico-administrativos, professores e estudantes.
A Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN) é responsável pela identidade visual do projeto e pela produção de cópias impressas do Manual.
Objetivo do Manual
Segundo Julliana Paiva, coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas em Situação de Violência, o Manual começou a ser idealizado em 2024 a partir de experiências do Espaço Acolher e do próprio Núcleo.
“O objetivo da publicação é orientar a comunidade acadêmica sobre a denúncia e os espaços institucionais que atuam de forma preventiva e interventiva com assédios e discriminações. Esperamos que o Manual instrua e fortaleça as pessoas no enfrentamento às violências na UFRN”, afirma.
Política de prevenção e enfrentamento
O reitor José Daniel Diniz Melo destacou que o Manual complementa outras ações da Universidade, como a Comissão de Humanização das Relações de Trabalho (CHRT), a Comissão de Humanização das Relações Discentes (CHRD), o Espaço Acolher, o Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, o Comitê UFRN com Diversidade, a Cartilha “Assédio Moral – Conheça e aprenda a combater” e capacitações relacionadas à prevenção de violências.
