A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) completou 20 anos de transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) nessa sexta-feira (29). A solenidade da Assembleia Universitária, realizada em Mossoró, contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, do ministro da Educação Camilo Santana e do reitor Rodrigo Nogueira de Codes. Durante o evento, foram entregues diversas honrarias concedidas pelo Conselho Universitário.
Leia também:
Capacitação de adolescentes é prioridade da Prefeitura de Natal
“É preciso falar de Educação para celebrar duas décadas de transformação. Eu participei dessa luta desde o início e me emociono ao ver como a universidade promove inclusão social e cidadania. Ela já cresceu e se interiorizou, e vai crescer ainda mais”, destacou a governadora Fátima Bezerra.4
Antes da solenidade, a governadora e o ministro visitaram o campus central da UFERSA, que atualmente possui quatro campi em Angicos, Caraúbas, Mossoró e Pau dos Ferros, oferecendo 47 cursos de graduação em oito áreas do conhecimento. Além disso, Camilo Santana anunciou novos investimentos e um concurso público para criação de vagas de professores e servidores.
Foto: Governo do RN / Carlos Costa
Homenagens e conquistas da UFERSA
Durante a cerimônia, foram entregues títulos e medalhas de destaque. Entre eles: Dra. Honoris Causa à ministra Marina Silva (ausente), Professor Emérito a José Espínola Sobrinho, diploma de Mérito Administrativo a Josivan Barbosa Menezes Feitosa e servidores técnicos Antônio Aldemir Fernandes Lemos e Marcus Vinícius Rocha Herculano, além da Medalha Prof. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia a Isaura Amélia Rosado de Souza.
Criada em 1967 como ESAM, a instituição se tornou UFERSA em 29 de julho de 2005, sancionada pelo presidente Lula. O reitor Rodrigo Codes destacou: “A universidade difunde conhecimento e promove o desenvolvimento regional. Com interiorização do ensino, transformamos vidas de jovens e de suas famílias”.
A programação ainda contou com a participação de deputados federais e estaduais, reitores de outras universidades e vereadores de Mossoró. Assim, a UFERSA completa 20 anos reafirmando seu compromisso com ensino, pesquisa e inclusão social.