Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Mundo

Venezuela ameaça EUA após aproximação de navios de guerra

Foto: Reprodução

A Venezuela ameaça EUA após a aproximação de sete navios de guerra e um submarino nuclear norte-americanos, que transportam mais de 4.500 marinheiros e fuzileiros. O movimento elevou a tensão entre Caracas e Washington, especialmente diante das declarações da vice-presidente Delcy Rodriguez, no sábado (30).

Leia também:
Trump deixa Casa Branca e joga golfe após boatos de morte

Durante ato público para atrair voluntários ao alistamento militar, Rodriguez afirmou que um ataque contra o país seria uma tragédia para os Estados Unidos. “Que eles não se atrevam, porque seremos seu pior pesadelo”, declarou.

Foto: Reprodução

Maduro convoca mobilização militar

Além disso, o presidente Nicolás Maduro reforçou o tom de enfrentamento. Em discurso recente, fardado e diante de apoiadores, o líder venezuelano pediu que os cidadãos se juntem às forças armadas. Segundo ele, mais de 4,5 milhões de integrantes da milícia já estariam prontos para atuar em caso de conflito.

Conforme o governo venezuelano, a aproximação das embarcações representa uma clara provocação. No entanto, autoridades norte-americanas garantem que os navios permanecem em águas internacionais, com a missão de combater o tráfico internacional de drogas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Conflito de narrativas entre Caracas e Washington

De acordo com a Casa Branca, a operação, iniciada no dia 18, integra a estratégia do então presidente Donald Trump contra cartéis latino-americanos, classificados por Washington como organizações terroristas globais. Por outro lado, Caracas vê a movimentação como uma ameaça direta à sua soberania.

Assim, a retórica de ambos os lados acirra a crise diplomática, ao mesmo tempo em que aumenta a preocupação de países vizinhos. Ainda assim, especialistas defendem que a situação pode se manter no campo da intimidação política, sem evoluir para um confronto imediato.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Mundo

O atentado em Sydney ocorrido neste domingo (14) levou o governo brasileiro a condenar de forma veemente o ataque e a manifestar solidariedade às...

Mundo

O ataque antissemita em Sydney reacendeu tensões diplomáticas neste domingo (14) após o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusar o governo australiano de fomentar...

Política

A eleição Chile entra neste domingo (14) em sua fase decisiva, com os eleitores escolhendo o próximo presidente do país até as 18h (horário...

Mundo

O ataque Universidade Brown deixou ao menos dois mortos e cerca de 20 feridos na tarde desta quarta-feira, em Providence, no estado de Rhode...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO