A Operação Retomada II foi deflagrada nesta quinta-feira (04/09) pelas forças de segurança do Rio Grande do Norte, com foco no combate ao contrabando de cigarros na região de Macaíba. A ação é um desdobramento direto da apreensão realizada no dia 2 de setembro, quando 356 mil maços de cigarros foram encontrados em um galpão. Na ocasião, seis pessoas foram presas e três veículos apreendidos.
Com a nova fase da operação, a Polícia Federal (PF), a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Polícia Civil do RN (PC/RN) cumpriram sete mandados de busca e apreensão em locais estratégicos para a investigação. Além disso, dois mandados de medidas restritivas foram expedidos, atingindo indivíduos suspeitos de participação no esquema criminoso.
Até presente momento já foram apreendidos outros 200.000 (duzentos mil) maços de cigarros contrabandeados e realizadas duas prisões em flagrante por destruição de provas e contrabando. Também foram apreendidos celulares, computadores e farta documentação fiscal e contábil.
Iniciada em 2024, a investigação visa desarticular organização criminosa especializada na introdução clandestina e distribuição de cigarros na Grande Natal. Desta mesma investigação sobrevieram elementos de prova de sucessivos crimes federais e estaduais, inclusive a tentativa de homicídio contra policiais civis da DEICOR e servidores da Receita Federal ocorrido em 18/09/2024 em Monte Alegre/RN.
