O esforço conjunto entre órgãos de segurança pública vai garantir a tranquilidade no Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, que ocorre neste domingo (7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o Ministério da Defesa e forças policiais do Distrito Federal atuam em cooperação para prevenir incidentes e proteger autoridades e público.
Leia também:
Indulto é golpismo de marcha ré, diz Alckmin
Além do policiamento ostensivo, o evento contará com apoio da Cavalaria, BPCães, Bope e Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil. Toda a região será monitorada por câmeras e drones. O GSI também informou que acompanha rotineiramente possíveis cenários de risco.
Esquema de trânsito e revista do público
O trânsito na Esplanada está interditado desde as 17h deste sábado (6), com bloqueios que se ampliaram a partir das 23h. O público terá acesso a partir das 6h do domingo, por meio de pontos de revista instalados próximos à Catedral e aos ministérios.
Estão proibidos itens como armas, objetos cortantes, sprays, mochilas grandes, vidros, fogos de artifício e drones não autorizados. Entretanto, o público poderá levar lanches, frutas, água em garrafas plásticas e utilizar bonés, chapéus e protetores solares não aerossóis.
Brasil soberano como tema central
O tema Brasil soberano será celebrado em três eixos: Brasil dos brasileiros, Brasil do futuro e destaque para o Novo PAC e a COP30, marcada para novembro em Belém.
Além das tropas militares, o público poderá acompanhar a tradicional Esquadrilha da Fumaça, a pirâmide humana e os desfiles motorizado e da cavalaria. Como complemento, projeções luminosas em prédios públicos de Brasília celebram a Independência desde o início da semana.
