Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Meio Ambiente

Marina pede apoio a países pobres para fim dos combustíveis fósseis

Foto: Pixabay

O fim dos combustíveis fósseis está no centro do debate climático mundial. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu em Adis Abeba, Etiópia, que a transição precisa ser planejada de forma justa. O posicionamento ocorreu durante o encerramento do Balanço Ético Global, realizado na sexta-feira (5), com apoio da ONU, em preparação para a COP30, que acontecerá em Belém, em novembro.

Leia também:
BNDES lança edital para recuperação da Amazônia

Segundo Marina, não é mais possível ignorar as causas da crise climática. “Precisamos iniciar o planejamento de forma justa para o fim do desmatamento e o fim dos combustíveis fósseis”, afirmou.

Apoio internacional e justiça climática

De acordo com a ministra, as diferenças econômicas entre países devem ser consideradas. Muitos ainda dependem de carvão ou lenha, sem recursos para migrar sozinhos para energias limpas. “O grande desafio é que possamos acelerar a energia renovável, ajudando os países mais pobres a ter alternativas”, disse.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, Marina destacou que o combate às mudanças climáticas enfrenta resistência de setores poderosos, que lucram com combustíveis fósseis. Segundo ela, o lobby contrário reúne dinheiro, tecnologia e influência política, dificultando avanços.

Financiamento e metas globais

A ministra lembrou que, após 30 anos de discussões, a COP28 foi estabeleceu a necessidade de abandonar os fósseis, triplicar energias renováveis e duplicar a eficiência energética. Na COP29, foi definido que países desenvolvidos devem destinar US$ 300 bilhões anuais até 2035 para apoiar nações em desenvolvimento, com a meta de chegar a US$ 1,3 trilhão.

No Brasil, a presidência da COP30 pretende consolidar mecanismos financeiros que viabilizem esse aporte, ao mesmo tempo em que busca garantir o desmatamento zero até 2030.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Direitos Humanos

Os feminicídios no Brasil voltaram ao centro do debate público neste domingo (7), quando milhares de pessoas participaram do Levante Mulheres Vivas em Brasília....

Política

A reta final do Congresso promete uma semana intensa em Brasília. Depois da aprovação da LDO, parlamentares retomam as atividades com uma agenda cheia...

Polícia

Neste domingo (7), dois criminosos armados invadiram o prédio da Biblioteca Mário Andrade, no centro de São Paulo, e levaram obras de arte.  A...

Política

Flávio Bolsonaro preço passou a dominar a discussão política deste domingo (7) depois que o senador admitiu publicamente que pode desistir de sua pré-candidatura...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO