Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Desfile e protestos marcam o Rio neste domingo (7)

Foto: bruno.fernandes

O 7 de Setembro no Rio foi marcado por duas grandes manifestações que ocuparam as ruas do centro da cidade. De um lado, o tradicional desfile cívico-militar atraiu milhares de pessoas com a presença de integrantes das Forças Armadas, forças de segurança estaduais e estudantes. De outro, o Grito dos Excluídos levou às ruas sindicatos, movimentos sociais e familiares de vítimas da violência do Estado.

Leia também:
7 de setembro: Bolsonaro e Lula dividem atos no Brasil

O protesto ocorreu a poucos metros do desfile oficial e trouxe como tema central a soberania nacional. Entretanto, as reivindicações se ampliaram para causas trabalhistas, defesa da Amazônia e solidariedade ao povo palestino.

Foto: bruno.fernandes

Grito dos Excluídos pede justiça e direitos sociais

Logo na linha de frente estavam mães que perderam filhos em ações policiais. Nívia do Carmo Raposo, fundadora do Movimento de Mães e Familiares de Vítimas da Violência Letal do Estado, destacou a luta por perícia independente e julgamentos no júri popular. “Não queremos que outras mães carreguem as fotos de seus filhos mortos. Lutamos pelo direito à vida”, disse.

Além disso, manifestantes levaram cartazes contra a escala de trabalho 6×1, pela taxação dos super-ricos e pela isenção do imposto de renda até R$ 5 mil. O vereador Rick Azevedo (PSOL) agradeceu o apoio à sua pauta: “Nós não vamos recuar. Pra cima do Congresso Nacional”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Foto: bruno.fernandes

Desfile oficial destaca forças de segurança

O desfile oficial começou na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Palácio Duque de Caxias. Cerca de 5 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica desfilaram, junto a policiais civis, militares e guardas municipais. O público acompanhou ainda a passagem de 250 veículos e o sobrevoo de aeronaves.

Foto: bruno.fernandes

Outros protestos marcam o dia

Paralelamente, grupos bolsonaristas realizaram um ato em Copacabana. Os participantes pediram anistia para condenados dos atos golpistas e defenderam o ex-presidente Jair Bolsonaro. Havia também faixas de apoio ao presidente americano Donald Trump.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Polícia

O roubo de armas SP colocou as forças de segurança em alerta nesse domingo (7), depois que três suspeitos invadiram uma empresa de segurança...

Direitos Humanos

Os feminicídios no Brasil voltaram ao centro do debate público neste domingo (7), quando milhares de pessoas participaram do Levante Mulheres Vivas em Brasília....

Política

A reta final do Congresso promete uma semana intensa em Brasília. Depois da aprovação da LDO, parlamentares retomam as atividades com uma agenda cheia...

Polícia

Neste domingo (7), dois criminosos armados invadiram o prédio da Biblioteca Mário Andrade, no centro de São Paulo, e levaram obras de arte.  A...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO