O 7 de Setembro no RN reuniu milhares de pessoas neste domingo (7), na Praça Pedro Velho, em Natal, em homenagem aos 203 anos da Independência do Brasil. O desfile cívico-militar contou com a participação das Forças Armadas, forças de segurança estaduais, estudantes da rede pública e privada, além de instituições civis.
Leia também:
7 de setembro: Bolsonaro e Lula dividem atos no Brasil
A governadora Fátima Bezerra destacou a importância da data e reforçou a defesa da democracia e da soberania nacional. “É um momento, sobretudo, para reafirmar o nosso compromisso irrenunciável em defesa da democracia. Ver o povo prestigiando, reafirmando o seu amor pelo Brasil, é muito significativo”, afirmou.
Além disso, 691 alunos de nove escolas estaduais marcaram presença no desfile, representando a educação pública. A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, ressaltou que o evento valoriza a pátria e integra sociedade civil, militares e instituições de ensino
Segurança reforçada e avanços no setor
O 7 de Setembro no RN também evidenciou a atuação das forças de segurança. A Polícia Militar mobilizou 500 policiais, enquanto o Corpo de Bombeiros contou com 323 militares e 120 bombeiros mirins. O secretário de Segurança, coronel Araújo, classificou o ato como “uma festa da cidadania e da democracia”.
O governo estadual destacou ainda os investimentos no setor desde 2019, incluindo a incorporação de 5 mil novos agentes, 477 bombeiros efetivados, 19 mil promoções, nove concursos e a abertura de delegacias e quartéis em municípios estratégicos.
Pela primeira vez, o evento foi transmitido ao vivo, em parceria com a empresa Interjato, garantindo acesso digital aos potiguares.
