Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Novo portal permite consultar decisões finais de recursos do INSS

Novo portal do CRPS permite consultar decisões finais de recursos administrativos do INSS, promovendo mais segurança jurídica e uniformidade nas decisões.
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) lançou nesta terça-feira (9) o Portal Consulta Jurisprudência, que disponibiliza publicamente as decisões finais (acórdãos) emitidas pelos órgãos julgadores do Conselho, incluindo juntas de recursos e câmaras de julgamento.

Leia também:
Justiça libera R$ 3,3 bilhões para pagamentos de atrasados do INSS, veja quem tem direito

A plataforma permite que servidores, segurados, estudiosos e demais interessados conheçam como as unidades julgadoras analisaram determinado tema e quais critérios embasaram a decisão. O portal agiliza a pesquisa jurisprudencial, promove uniformidade das decisões e oferece maior segurança jurídica.

As decisões disponíveis não contêm informações pessoais dos segurados do INSS.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Como consultar o portal

O acesso é feito por login com CPF e senha no portal Gov.br. A pesquisa pode ser feita por tipo de processo, período, unidade julgadora, objeto de recurso, tipo e espécie de benefício, ou por palavras-chave presentes na ementa e no voto do acórdão.

Exemplos de palavras-chave incluem pensão por morte, aposentadoria e benefício por incapacidade temporária. Os resultados indicam a jurisprudência aplicada em cada caso.

Apresentação de recurso administrativo

A consulta ao portal não altera a forma de apresentar recurso contra decisões do INSS. O pedido continua sendo feito totalmente pela internet, pelos canais oficiais: Central 135, aplicativo Meu INSS ou site Meu INSS. O prazo para apresentar recurso é de 30 dias após o segurado tomar conhecimento da decisão contestada.

O processo eletrônico requer envio de documentação digitalizada, preferencialmente em PDF colorido 24 bits, qualidade 150 DPI, com cada arquivo até 5 MB e soma total até 50 MB. O andamento do recurso pode ser acompanhado no próprio site, e o INSS notificará o segurado sobre a decisão final.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

Cerca de quatro milhões de beneficiários do INSS precisarão realizar a prova de vida para não ter o benefício bloqueado. Todos já foram notificados...

Justiça

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (24) para declarar inconstitucional a regra da reforma da Previdência de 2019...

Brasil

O Governo Federal atingiu, nesta semana, a marca de R$ 2,1 bilhões pagos no acordo de ressarcimento a aposentados e pensionistas que sofreram descontos...

Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta quarta-feira (15) a suspensão do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), iniciativa criada para reduzir...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO