Brasil

Novo portal permite consultar decisões finais de recursos do INSS

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) lançou nesta terça-feira (9) o Portal Consulta Jurisprudência, que disponibiliza publicamente as decisões finais (acórdãos) emitidas pelos órgãos julgadores do Conselho, incluindo juntas de recursos e câmaras de julgamento.

Leia também:
Justiça libera R$ 3,3 bilhões para pagamentos de atrasados do INSS, veja quem tem direito

A plataforma permite que servidores, segurados, estudiosos e demais interessados conheçam como as unidades julgadoras analisaram determinado tema e quais critérios embasaram a decisão. O portal agiliza a pesquisa jurisprudencial, promove uniformidade das decisões e oferece maior segurança jurídica.

As decisões disponíveis não contêm informações pessoais dos segurados do INSS.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Como consultar o portal

O acesso é feito por login com CPF e senha no portal Gov.br. A pesquisa pode ser feita por tipo de processo, período, unidade julgadora, objeto de recurso, tipo e espécie de benefício, ou por palavras-chave presentes na ementa e no voto do acórdão.

Exemplos de palavras-chave incluem pensão por morte, aposentadoria e benefício por incapacidade temporária. Os resultados indicam a jurisprudência aplicada em cada caso.

Apresentação de recurso administrativo

A consulta ao portal não altera a forma de apresentar recurso contra decisões do INSS. O pedido continua sendo feito totalmente pela internet, pelos canais oficiais: Central 135, aplicativo Meu INSS ou site Meu INSS. O prazo para apresentar recurso é de 30 dias após o segurado tomar conhecimento da decisão contestada.

O processo eletrônico requer envio de documentação digitalizada, preferencialmente em PDF colorido 24 bits, qualidade 150 DPI, com cada arquivo até 5 MB e soma total até 50 MB. O andamento do recurso pode ser acompanhado no próprio site, e o INSS notificará o segurado sobre a decisão final.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Brasil

Cerca de quatro milhões de beneficiários do INSS precisarão realizar a prova de vida para não ter o benefício bloqueado. Todos já foram notificados...

Justiça

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (24) para declarar inconstitucional a regra da reforma da Previdência de 2019...

Brasil

O Governo Federal atingiu, nesta semana, a marca de R$ 2,1 bilhões pagos no acordo de ressarcimento a aposentados e pensionistas que sofreram descontos...

Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta quarta-feira (15) a suspensão do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), iniciativa criada para reduzir...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile