O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) e a Prefeitura de Natal vão realizar o Mutirão de Avaliação Estrutural no bairro da Ribeira, me Natal, neste sábado (13). A fiscalização tem o objetivo de identificar fachadas com risco de acidentes no bairro histórico da capital potiguar.
A ação é uma resposta às ocorrências recentes de desabamentos de fachadas em áreas antigas da cidade, como o registrado na Rua Frei Miguelinho, na Ribeira, e outro no bairro do Tirol, que resultou em vítima fatal. O mutirão reunirá profissionais do Crea-RN, equipes da Prefeitura de Natal, alunos e professores da UFRN (Curso de Engenharia Civil), além de outras instituições parceiras, numa força-tarefa para mapear e registrar fachadas com potencial risco de colapso.
Durante o mutirão, será utilizado o aplicativo Janela Urbana, desenvolvido pela equipe de Gestão de Tecnologia e Informática do Crea-RN. A ferramenta vai coletar dados com georreferenciamento, criando um repositório com registros fotográficos e observações técnicas para apoiar futuras ações de fiscalização e responsabilização dos proprietários dos imóveis.
“A ideia surgiu de uma funcionária do Crea que viu uma oportunidade aqui de contribuir com a sociedade através da nossa fiscalização. Então articulamos com os órgãos responsáveis como poderíamos proteger a sociedade. Queremos evitar acidentes como o que vimos acontecer em junho. Vamos identificar fachadas com maior risco e chamar os proprietários à responsabilidade”, afirmou Roberto Wagner, presidente do Crea-RN.
LEIA TAMBÉM: Incêndio em vegetação coloca casas em risco na região do Oeste potiguar
