A cidade contará neste domingo (21) com uma nova alternativa de transporte: patinetes elétricos em Natal começaram a operar em fase experimental. O serviço foi lançado na Av. Praia de Ponta Negra, às 15h, e ficará em período de teste por 120 dias. Depois disso, a Prefeitura poderá regulamentar e credenciar empresas interessadas em oferecer a atividade de forma definitiva.
Leia também:
Homem em surto mental atea fogo na própria casa e atinge famílias vizinhas
Patinetes elétricos em Natal integram plano sustentável
O projeto integra a programação da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Mundial Sem Carro. Além disso, reforça as metas do Plano Cicloviário da capital, que já dispõe de mais de 113 km de malha cicloviária. Como resultado, Natal fortalece seu compromisso com soluções modernas e ambientalmente responsáveis, alinhadas à Conexão ODS.
A empresa Jet, parceira da iniciativa, disponibilizou 600 patinetes equipados com GPS, faróis de LED, freios e campainha. O limite de velocidade é de 20 km/h, garantindo maior segurança para os usuários.
De acordo com a STTU, o uso dos equipamentos exige atenção às regras de trânsito. O usuário deve ter mais de 18 anos, não pode transportar cargas, passageiros ou animais e precisa estacionar os veículos nos pontos autorizados pelo aplicativo. Ainda conforme a secretaria, é proibido dirigir sob efeito de álcool.
Para garantir o bom funcionamento, equipes treinadas estão nos principais pontos de circulação, orientando os usuários. Além disso, todas as viagens incluem seguro gratuito contra acidentes.
