Mais de 300 pessoas de todo o Rio Grande do Norte participaram da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa realizada nesta segunda-feira (22/09), no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.
A plenária final da Conferência elegeu doze delegados que vão representar o Rio Grande do Norte na Conferência nacional que será realizada de 16 a 19 de dezembro de 2025, em Brasília.
Para a secretária da SETHAS, Iris Oliveira, a Conferência é o momento propício de se avançar na defesa dos direitos e nas políticas públicas voltadas para as pessoas idosas no RN, com a participação de delegadas e delegados eleitos nas conferências municipais.
Kênio Lima, diretor de Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, disse que a Conferência tem como principal papel concretizar a participação social a partir das propostas e deliberações geradas nos municípios.
O diretor do MDHC fez a palestra magna da Conferência que teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
A CONFERÊNCIA discutiu as políticas públicas para as pessoas idosas em 05 EIXOS:
- Eixo 1 – FINANCIAMENTO das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
- Eixo 2 – FORTALECIMENTO de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
- Eixo 3 – PROTEÇÃO E ENFRENTAMENTO contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
- Eixo 4 – PARTICIPAÇÃO SOCIAL, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
- Eixo 5 – CONSOLIDAÇÃO E FORTALECIMENTO da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
LEIA TAMBÉM: TV Ponta Negra transmite a decisão entre Fluminense e Lanús pelas quartas de final da Sul-Americana
