Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

CREMERN acompanha erro em transplante renal no HUOL e cobra rigor em protocolos

Médicos da alta e média complexidade suspendem cirurgias e atendimentos em Natal por falta de contrato com a Prefeitura desde setembro.
Foto: Freepik

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN) acompanha o caso de erro em um transplante renal realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal. O equívoco ocorreu há cerca de 30 dias e envolveu a realização do procedimento em paciente homônimo, incompatível com o órgão disponibilizado.

Leia também:
HUOL vai investigar procedimento de transplante renal em paciente errado

Segundo o CREMERN, o fato foi comunicado às autoridades competentes no dia 13 de setembro e está sob investigação interna e externa. O paciente que recebeu o rim incompatível apresentou rejeição, precisou passar por uma nova cirurgia para retirada do órgão e foi tratado na UTI. Atualmente, encontra-se na enfermaria, recebendo assistência médica e em recuperação.

Em nota, o conselho ressaltou que “falhas institucionais devem ser investigadas de forma imediata e transparente, visando o aprimoramento contínuo dos processos assistenciais e a proteção da saúde dos pacientes”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O CREMERN também reforçou a necessidade de cumprimento rigoroso dos protocolos de segurança do paciente, sobretudo em casos de transplantes, e afirmou que seguirá acompanhando as medidas corretivas adotadas pelo HUOL.

Nota do HUOL

O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh) também se manifestou por meio de nota, informando que está apurando o caso com rigor.

“Todas as providências cabíveis foram imediatamente adotadas, incluindo a notificação junto aos órgãos competentes, o acompanhamento clínico integral do paciente, suporte psicológico aos familiares e a abertura de processo interno para apurar responsavelmente toda a cadeia de eventos”, informou.

O hospital tem 60 dias para concluir a investigação.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Referência desde 1998 em transplantes de rim e córnea, o HUOL já realizou 854 procedimentos desse tipo e afirma manter uma equipe qualificada para tratamentos de alta complexidade.

Notícias relacionadas

Natal

Em meio à COP30, que acontece em Belém (PA), a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb),...

Saúde

O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN/Ebserh) viveu, no último sábado (8), um momento histórico e emocionante com o nascimento de Joaquim Lorenzo Rodrigues da...

Cidades

A capital potiguar se prepara para receber, a partir desta quinta-feira (13), o 1º Congresso de Direito das Crianças, um dos eventos mais importantes...

Cidades

O primeiro barco do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte já está em Natal. A embarcação, batizada...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO