Brasil

Trabalhadores de aplicativos no Brasil crescem 170% em 10 anos

Foto: Freepik

O número de pessoas trabalhando em aplicativos de transporte e de entrega no Brasil cresceu 170% entre 2015 e 2025, passando de cerca de 770 mil para 2,1 milhões, segundo dados apresentados pelo Banco Central nesta quinta-feira (25). No mesmo período, a população ocupada no país cresceu cerca de 10%.

Leia também:
STF adia julgamento sobre quebra de sigilo de usuários na web

O Relatório de Política Monetária do BC sugere que o trabalho por aplicativos contribuiu para o aumento da taxa de ocupação e participação na força de trabalho, reduzindo a taxa de desemprego de 4,3% para valores que poderiam ter chegado a 5,5% sem as plataformas digitais. A análise aponta que a maioria desses trabalhadores estava fora do mercado antes de migrar para os aplicativos.

Apesar do crescimento, a participação dos trabalhadores de aplicativos na economia ainda é relativamente pequena: passou de 0,8% para 2,1% da população ocupada e de 0,5% para 1,2% da população em idade de trabalhar entre 2015 e 2025. O transporte por aplicativos integra o IPCA desde 2020, com peso de 0,3% em agosto de 2025, comparado a 0,6% das passagens aéreas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Precarização do trabalho

Estudos recentes apontam que o crescimento não veio acompanhado de condições de trabalho adequadas. Pesquisas do Fairwork Brasil e do Ipea mostram que jornadas longas, baixa contribuição previdenciária e queda na renda média têm afetado motoristas e entregadores.

Entre 2012 e 2015, motoristas autônomos no transporte de passageiros eram cerca de 400 mil, com rendimento médio de R$ 3,1 mil. Em 2022, com quase 1 milhão de ocupados, a renda média caiu para R$ 2,4 mil. A proporção de trabalhadores com jornadas entre 49 e 60 horas semanais passou de 21,8% para 27,3%, enquanto a contribuição previdenciária caiu de 47,8% para 24,8%.

O BC conclui que os aplicativos representam uma mudança estrutural no mercado de trabalho, promovendo maior inserção de pessoas na força de trabalho, mas também exigindo atenção às condições de emprego.

Com informações da Agência Brasil

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e execução da...

Política

O advogado Paulo Cunha Bueno, responsável pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou na noite de terça-feira (23) que...

Política

O Senado Federal, por meio da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), aprovou nesta quarta-feira (24) um projeto de lei alternativo que isenta do Imposto...

Política

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, determinou o arquivamento definitivo da PEC 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem, após a Comissão de Constituição e...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile