O maranhense radicado em Natal, Artur Martins Garcez, teve o projeto “Sandálias de couro” pré-selecionado para o Prêmio Nacional Educador Transformador, em sua 3ª edição, na categoria Inovações Pedagógicas e Metodologias Ativas (exclusiva para professores). A iniciativa foi desenvolvida com estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora das Dores, em Natal.
Estudioso da cultura nordestina, Garcez mobiliza a dança como eixo pedagógico para aproximar sala de aula e território, ativando repertórios populares e promovendo aprendizagem ativa. Em “Sandálias de Couro”, tradição e prática se encontram para estimular autonomia, pesquisa e expressão dos alunos, evidenciando a força da cultura como ferramenta educativa.
Fundador da Garcez Experimental de Dança, Garcez é graduado em Arte, com especialização em Dança pela UFRN, mestre em Ensino das Artes (UFRN/UDESC) e membro da Comissão de Folclore do RN. A pré-seleção consolida sua trajetória de integração entre arte, educação e patrimônio cultural no contexto escolar.
Veja o link dos trabalhos selecionados:
https://conteudo.significare.org.br/propostas-qualificadas-3a-ed-premio-educador-transformador
