Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Câmara aprova urgência para criminalizar adulteração de bebidas

Câmara dos Deputados aprova urgência em projeto que torna crime hediondo adulteração de bebidas alcoólicas que cause risco à vida.
Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (2) o regime de urgência para proposta que torna crime hediondo a adulteração de alimentos ou bebidas com ingredientes que possam colocar a vida ou a saúde em risco. Com o regime de urgência, o projeto pode ser votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões.

Leia também:
Ministério da Saúde reforça alerta sobre intoxicação por metanol

A mobilização do parlamento ocorre após casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas em São Paulo e outros estados. Até o momento, o Ministério da Saúde registrou 43 notificações em todo o país, sendo seis mortes confirmadas em São Paulo.

Crime hediondo e penas

O crime hediondo é inafiançável e insuscetível a graça, indulto, anistia, fiança ou liberdade provisória. Embora o projeto não altere a pena, a lei de crimes hediondos prevê detenção de até 30 anos, com progressão de regime mais lenta.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Emergência médica por intoxicação

A intoxicação por metanol é uma emergência médica grave. Quando ingerido, o álcool é metabolizado em produtos tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem levar à morte.

Sintomas principais:

  • Visão turva ou perda da visão, podendo chegar à cegueira

  • Náuseas, vômitos e dores abdominais

  • Sudorese e mal-estar generalizado

Contatos em caso de intoxicação

Quem apresentar sintomas deve procurar imediatamente um serviço de emergência e contatar:

  • Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001

  • CIATox local – lista disponível nas secretarias de saúde

  • Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733

É fundamental alertar todas as pessoas que possam ter consumido a mesma bebida e orientá-las a buscar atendimento médico imediatamente.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

A Secretaria Estadual da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) investiga quatro casos suspeitos de intoxicação por ciguatera registrados no município de...

Saúde

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, emitiu um alerta à população sobre uma nova tentativa de golpe praticada por criminosos que se passam...

Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (8), um novo medicamento contra Alzheimer no Brasil. O lecanemabe, que chega ao mercado...

Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu um lote de molho de tomate após identificar risco à saúde dos consumidores. A medida atinge...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO