Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cidades

Seca atinge 147 municípios no RN e governo decreta estado de emergência

Foto: Joana Lima/Assecom

A situação de seca no Rio Grande do Norte em 2025 levou o governo estadual a decretar emergência em 147 municípios. O Decreto nº 34.946, assinado pela governadora Fátima Bezerra em 1º de outubro, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE/RN) nesta quinta-feira (2).

Segundo relatórios da Agência Nacional de Águas (ANA), da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), a estação chuvosa de 2025 (janeiro a junho) registrou índices pluviométricos 16,1% abaixo da média esperada. As regiões Central e Agreste foram as mais prejudicadas, com quedas de 24,5% e 20,4%, respectivamente.

Municípios mais atingidos

Do total de municípios listados, 71 enfrentam “seca grave”, entre eles Caicó, Currais Novos, Caraúbas, Parelhas, Pau dos Ferros, São Miguel, Alexandria e Paraná. Outros 36 estão em “seca moderada” e 40 sofrem os efeitos de uma seca considerada fraca.

As regiões do Seridó e do Alto Oeste foram as mais impactadas. No chamado “tromba do elefante”, área que abrange o Alto Oeste potiguar, 28 municípios convivem com sérias dificuldades no abastecimento e na produção agrícola. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Alexandre Fonseca, os impactos nessas localidades são mais graves que em outras partes do estado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Dez cidades estão em estado de colapso

De acordo com a Caern, dez cidades estão em situação de colapso ou pré-colapso no abastecimento, atingindo diretamente cerca de 108.000 habitantes, sendo o caso mais crítico o de Serra do Mel, que se encontra em colapso há quatro anos devido à contaminação dos poços usados como fonte de captação de água. Nesta quarta-feira (01), os reservatórios públicos monitorados pelo Instituto de Gestão de Águas (Igarn) acumulavam 2,28 bilhões de metros cúbicos, 44,2% da capacidade. No mesmo período do ano passado, eram 3,14 bilhões de metros cúbicos.

Em relatório sobre o setor rural, a Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) informa que a escassez hídrica dominante nas fazendas e pequenas unidades produtivas da agricultura familiar do RN contribuiu para reduzir a produção no campo, principalmente em regime de sequeiro. A lavoura mais prejudicada é a do milho, depois vêm o feijão e o algodão e, em seguida, o Sorgo. O algodão agroecológico tem perda de 90% da área cultivada.

Governo do estado está monitorando a situação

O Governo do Estado vem monitorando a situação desde que os primeiros sinais de estiagem começaram a se delinear. Diante disso, a governadora Fátima Bezerra reuniu o Comitê de Acompanhamento Hídrico e determinou uma série de ações para atenuar os efeitos provocados por um período prolongado sem chuva no semiárido potiguar, com destaque para a perfuração e instalação de poços. Serão 500 até abril de 2026; a construção de 2.500 cisternas (396 já concluídas), a recuperação e instalação de novos sistemas de dessalinizadores e outras obras hídricas estruturantes.

“Já estamos com um conjunto de ações em execução, especialmente na área da agricultura, como um projeto da Emparn de produção de feno a preço subsidiado, com o qual estamos conseguindo chegar a vários municípios para ajudar os pequenos produtores. Também estamos atuando fortemente na distribuição de palma forrageira. O objetivo não é o consumo imediato pelos animais, mas principalmente que os agricultores recebam sementes e mudas de boa qualidade para plantar em suas propriedades e, assim, assegurar a alimentação dos rebanhos em futuras estiagens — que, por estarmos no clima semiárido, certamente teremos”, destaca o secretário da Agricultura, Guilherme Saldanha.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, a zona rural de 76 municípios do RN está sendo abastecida atualmente pelo Programa da Operação Carro-Pipa da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, executado por meio do Exército Brasileiro. Uma frota de 210 caminhões leva água potável para consumo humano até essas localidades.

LEIA TAMBÉM: Domingo na Arena retorna com programação especial para o mês das crianças

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga se a prática de agiotagem foi o estopim para o assassinato de Paula Nayara Tavares...

Rio Grande do Norte

A Neoenergia Cosern emitiu, nesta quinta-feira (27), um comunicado oficial para desmentir a informação que circula em redes sociais e grupos de WhatsApp sobre...

Polícia

A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (27), a incineração de cerca de 500 kg de drogas apreendidas ao longo deste ano no Rio Grande...

Rio Grande do Norte

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta quinta-feira (27), a situação de emergência em três cidades do Rio Grande do...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO