Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Sesap orienta serviços de saúde para suspeitas de intoxicação por metanol

Ministério da Justiça mobiliza Polícia Federal e Polícias Científicas estaduais para investigação de casos de intoxicação por metanol em todo o país.
Foto: Freepik

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) publicou nesta quinta-feira (2) a primeira nota técnica para orientar municípios do Rio Grande do Norte sobre detecção precoce, manejo clínico e notificação de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde.

Leia também:
Com confirmação de Hungria, sobre para 12 número de casos de intoxicação por metanol

Até o fim da tarde desta quinta-feira, não há registro de casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol no estado. Toda a estrutura de vigilância, incluindo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), permanece ativa no monitoramento do quadro.

Orientações aos serviços de saúde

A nota técnica estadual detalha desde a definição de casos suspeitos, com base na avaliação clínica, até as condutas necessárias para tratamento, exames e notificação dos casos pelos canais oficiais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O metanol é um solvente altamente tóxico, frequentemente associado a bebidas alcoólicas adulteradas, e sua ingestão pode causar intoxicações graves.

Principais sinais e sintomas:

  • Dor abdominal

  • Visão turva ou adulterada

  • Confusão mental

  • Náusea

Eles podem aparecer entre 12 e 24 horas após a ingestão.

Ações em caso de suspeita

Diante desses sintomas, o paciente deve procurar imediatamente atendimento médico em um serviço de emergência. O profissional de saúde deve contatar o CIATox da região para notificação e investigação do caso.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Monitoramento federal

Devido ao aumento de casos em outros estados, especialmente São Paulo, a situação foi classificada pelo Ministério da Saúde como Evento de Saúde Pública, exigindo maior atenção dos serviços de saúde e vigilância. O ministério instalou uma Sala de Situação para monitoramento contínuo dos casos.

Notícias relacionadas

Saúde

O câncer segue como uma das principais causas de mortalidade no país. Entre 2023 e 2025, o Brasil registrou cerca de 705 mil casos,...

Rio Grande do Norte

A Neoenergia Cosern emitiu, nesta quinta-feira (27), um comunicado oficial para desmentir a informação que circula em redes sociais e grupos de WhatsApp sobre...

Polícia

A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (27), a incineração de cerca de 500 kg de drogas apreendidas ao longo deste ano no Rio Grande...

Rio Grande do Norte

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta quinta-feira (27), a situação de emergência em três cidades do Rio Grande do...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO