O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira (3) a cartilha da redação do Enem 2025, disponível para todos os participantes. O exame será realizado nos dias 9 e 16 de novembro, exceto para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), que terão provas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).
Leia também:
Redação do ENEM: o tema foi difícil? Não entre em pânico, vire o jogo a seu favor!
A cartilha orienta os participantes sobre como realizar a redação, parte essencial do exame que pode influenciar significativamente a nota final. Entre as instruções, está a matriz de referência, que explica como cada uma das cinco competências será avaliada:
-
Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
-
Compreender e não fugir do tema, aplicando conceitos de diferentes áreas do conhecimento
-
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista
-
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
-
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado
Regras, atenção e repertórios
A cartilha alerta também sobre situações que podem zerar a redação, como:
-
Fuga ao tema;
-
Texto com até sete linhas;
-
Trecho deliberadamente desconectado do tema;
-
Desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
-
Desrespeito à seriedade do exame.
Além disso, o material explica sobre os repertórios de bolso, ou seja, referências prontas e memorizadas frequentemente usadas pelos participantes. Esses repertórios podem não ser totalmente adequados ao tema e devem ser utilizados com cautela.