Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Intoxicação por metanol sobe para 113 casos no país, diz Ministério da Saúde

Justiça do RN condena homem a um ano de detenção por furtar garrafa de whisky de R$ 129,99 em supermercado do Alecrim, em Natal.
Foto: freepic.diller/Freepik

O número de casos de intoxicação por metanol continua crescendo no Brasil. Segundo atualização do Ministério da Saúde divulgada nessa sexta-feira (3), o país já soma 113 notificações, distribuídas em seis estados. Desse total, 11 casos foram confirmados e 102 seguem em investigação.

Leia também:
Ministério da Justiça anuncia ações emergenciais contra intoxicação por metanol

Logo, São Paulo concentra a maior parte das ocorrências, com 101 notificações — sendo 11 confirmadas e 90 em análise. Além disso, Pernambuco investiga seis casos, enquanto Bahia e Distrito Federal têm dois cada. Paraná e Mato Grosso do Sul registraram um caso cada.

Entre as notificações, há 12 mortes associadas ao consumo de bebidas adulteradas: uma confirmada em São Paulo e outras 11 ainda sob apuração. As mortes investigadas estão distribuídas entre São Paulo (8), Pernambuco (1), Bahia (1) e Mato Grosso do Sul (1).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.
Situação crítica em São Paulo

O estado de São Paulo responde por mais de 90% dos casos de intoxicação por metanol no país. Conforme a Secretaria de Saúde, há 102 registros entre confirmados e em investigação. Um óbito foi confirmado na capital e outros oito seguem em análise, sendo cinco em São Paulo, dois em São Bernardo do Campo e um em Cajuru.

Como resultado do aumento nas ocorrências, as autoridades ampliaram a fiscalização. Até agora, dez estabelecimentos foram interditados e 30 pessoas presas por envolvimento em falsificação e comércio ilegal de bebidas alcoólicas. Apenas nesta semana, a polícia apreendeu 4.500 garrafas adulteradas e prendeu oito suspeitos.

Além disso, o governo paulista anunciou a compra emergencial de 2 mil ampolas de álcool etílico absoluto, substância utilizada no tratamento de pacientes intoxicados.

Sintomas e recomendações

A intoxicação pode causar sintomas entre 6 e 12 horas após a ingestão, como náuseas, vômitos, dor abdominal e tontura. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar visão borrada, sensibilidade à luz, confusão mental, respiração acelerada, coma e até morte.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Por isso, o Ministério da Saúde reforça que, diante de qualquer suspeita, é fundamental buscar atendimento médico imediato. Assim, aumentam-se as chances de recuperação e evita-se o agravamento do quadro clínico.

Ouça a 95 Mais FM ao vivo

Notícias relacionadas

Cidades

A empresa responsável pela obra do galpão que desabou no bairro Jardins, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, não possuía registro no...

Saúde

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, desenvolveu um composto químico com potencial para tratamento da doença de Alzheimer. Testes pré-clínicos com...

Polícia

O vereador morto na Bahia, Gleiber da Mota Fernandes (Avante), de 37 anos, foi assassinado a tiros neste domingo (9), no município de Santo...

Sem categoria

O rompimento de reservatório ocorrido no sábado (8), no bairro da Prata, em Campina Grande, segue sendo apurado por uma comissão criada pelo governador...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO