O CNU 2025 movimenta o país neste domingo (5), quando mais de 760 mil candidatos participam da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado, também conhecido como o “Enem dos Concursos”. O exame será aplicado em 228 cidades do Brasil e oferece 3.652 vagas para cargos públicos de níveis médio, técnico e superior em 32 órgãos federais.
Leia também:
Paraíba registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o cartão de confirmação com o local de prova foi liberado no dia 22 de setembro. O documento pode ser acessado no site oficial do CNU, administrado pela FGV Conhecimento, mediante login com CPF.
Como será a aplicação do CNU 2025
As provas objetivas acontecem das 13h às 18h para o nível superior e das 13h às 16h30 para o nível intermediário. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 12h30, no horário de Brasília. É obrigatório permanecer na sala por pelo menos duas horas, e o candidato só poderá levar o caderno de provas se permanecer até o fim do exame.
O exame será composto por questões de múltipla escolha. Para o nível superior, serão 90 perguntas, sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos. Já para o nível intermediário, serão 68 questões, divididas entre 20 de conhecimentos gerais e 48 de específicos.
A segunda fase, marcada para 7 de dezembro, inclui provas discursivas e, posteriormente, avaliação de títulos. Serão convocados para essa etapa os candidatos classificados até nove vezes o número de vagas disponíveis para cada cargo.
O que levar e o que evitar no dia da prova
Os participantes devem levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta (com corpo transparente) e documento oficial com foto. Além disso, o ministério recomenda portar o cartão de confirmação de inscrição para agilizar a localização da sala.
Também é permitido levar água e alimentos em embalagens transparentes, sem rótulos. No entanto, é proibido portar aparelhos eletrônicos, como celulares, relógios, fones e tablets, bem como objetos como lápis, borracha, corretivo, óculos escuros e chapéus.
Todos os pertences pessoais devem ser lacrados em envelope individual, identificado pelo fiscal de sala.
Blocos temáticos e cronograma do concurso
O CNU 2025 traz nove blocos temáticos, que agrupam as vagas por área de atuação. Entre eles estão Seguridade Social, Cultura e Educação, Engenharias, Administração, Justiça e Defesa e Regulação.
O cronograma prevê a divulgação das notas das provas objetivas em 12 de novembro, com a convocação para a prova discursiva no mesmo dia. Já a primeira lista de classificação final deve sair em 30 de janeiro de 2026.