Crianças e adolescentes com até 15 anos já podem atualizar a caderneta nacional de vacinação. Todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis até o dia 31 de outubro em todo o país.
Leia também:
Campanha Nacional de Multivacinação alerta para atualização da caderneta
O Ministério da Saúde disponibilizou mais de 6,8 milhões de doses, além de repassar R$ 150 milhões para os estados e municípios organizarem a campanha local.
Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a segurança e eficácia das vacinas:
“Quero relembrar aos pais e mães que eles só não tiveram paralisia infantil, só não tiveram meningite, só não tiveram doenças extremamente graves porque, um dia, seus pais enfrentaram situações muito mais difíceis para vacinar.”
Vacinas disponíveis
Entre as doses disponíveis estão:
BCG
Hepatite B
Penta (DTP/Hib/HB)
Poliomielite inativada
Rotavírus
Pneumocócica 10 valente
Meningocócica C / ACWY
Influenza
Covid-19
Febre amarela
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Varicela
DTP
Hepatite A
HPV
Reforço da campanha
Para alcançar os responsáveis, o Ministério da Saúde fará chamadas pelo aplicativo Meu SUS Digital, com expectativa de atingir 40 milhões de pessoas. O app permite acompanhar a Caderneta Digital de Saúde da Criança, visualizar próximas doses e atualizar informações em tempo real.
Cobertura vacinal e Dia D
A campanha integra o esforço nacional de recuperação vacinal. Entre 2022 e 2024, houve crescimento de 17% na vacinação contra pólio e 40% na tríplice viral para crianças menores de dois anos.
O Dia D de mobilização será em 18 de outubro, com horário especial em postos de saúde de todo o país. O objetivo é concentrar esforços em localidades com maior número de crianças, garantindo que todas estejam protegidas.
“Todos os dias são dias de vacinação, mas o Dia D será estratégico para garantir cobertura máxima”, finalizou Padilha.
