Brasil

Comissão da Câmara aprova projeto que criminaliza extorsões de cunho sexual

Foto: Freepik

A Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que criminaliza a “sextorsão” e endurece as punições para a divulgação não autorizada de imagens íntimas, prática conhecida como “revenge porn”.

Leia também:
Mulher é morta a facadas no RN. Ex-companheiro é suspeito

A proposta altera o Código Penal para incluir a extorsão de cunho sexual como crime. A “sextorsão” é definida como o ato de ameaçar divulgar fotos ou vídeos íntimos para obter vantagem sexual, econômica ou de outra natureza. A pena prevista é de reclusão de 5 a 12 anos, além de multa.

Penas mais severas

O texto aumenta a pena de 1/3 a 2/3 quando o crime é cometido por alguém que manteve relação íntima com a vítima, contra menores de 18 anos ou com o objetivo de causar humilhação pública.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A divulgação de imagens íntimas por vingança, o revenge porn, passa a ser agravante do crime de divulgação de cena de estupro, sexo ou pornografia. Nesses casos, a punição também será ampliada de 1/3 a 2/3, com base na pena atual de um a cinco anos de prisão.

Responsabilidade das plataformas

Além da criminalização, o projeto impõe deveres de prevenção às plataformas digitais. As redes sociais e sites de compartilhamento deverão ter canais acessíveis de denúncia e remover rapidamente conteúdos ilegais, especialmente nos casos que envolvam vítimas menores de idade.

O texto também determina que o Poder Executivo promova campanhas de conscientização sobre os riscos e consequências da exposição íntima na internet, fortalecendo a cultura de respeito à privacidade.

Próximos passos

O projeto, relatado pelo deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Após essa etapa, será analisado pelo Plenário da Câmara e, em seguida, pelo Senado Federal.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

As comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Educação da Câmara dos Deputados realizam, nesta terça-feira (7), uma audiência pública...

Política

O Senado aprovou o Projeto de Lei 4.089/2023, que proíbe a concessão de empréstimos consignados — aqueles com desconto em folha — sem a...

Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (2) o regime de urgência para proposta que torna crime hediondo a adulteração de alimentos...

Política

A Câmara dos Deputados terá uma semana marcada por intensos debates sobre duas propostas polêmicas: a isenção do Imposto de Renda e a anistia...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile