A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de ampolas de glicose produzidas pela Samtec Biotecnologia Ltda. A medida atinge o produto Glicose – 25% Solução Injetável Caixa com 200 ampolas de 10 ml, referente ao lote com validade até 31/07/2026.
Leia também:
Vacina contra HPV reduz câncer de colo do útero em 58%, aponta estudo
A comercialização, distribuição e uso do lote foram suspensos após parecer da Prefeitura de Joinville (SC), que identificou desvio de qualidade nas ampolas, que apresentavam material escuro espalhado no líquido do medicamento.
Suspensão de radiofármacos
Além da glicose, a Anvisa determinou a suspensão da importação de medicamentos radiofármacos produzidos pelos Laboratórios Bacon S.A.I.C. Os radiofármacos são usados em medicina nuclear para diagnóstico e tratamento médico.
Durante inspeção realizada em setembro de 2025, foram verificadas falhas no cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF), essenciais para garantir que os produtos estejam livres de microrganismos como bactérias, fungos e vírus.
Os medicamentos suspensos, dos lotes fabricados a partir de 26 de setembro, incluem:
-
Neurobac Radiofarma
-
Ciprobac Radiofarma
-
Cloreto de Estanho Radiofarma
-
Disida Radiofarma
-
MAA Radiofarma
-
Pirofosfato Radiofarma
-
Linfofast Radiofarma
-
Fitato de Sódio Radiofarma
-
DTPA Radiofarma
-
Osteobac Radiofarma
-
Sestambi Radiofarma
A Anvisa orienta que pacientes e profissionais de saúde não utilizem os produtos afetados e sigam os canais oficiais para devolução ou descarte seguro.
