Economia

Confira dicas para comprar brinquedos para as crianças sem correr riscos

Foto: Divulgação/Inmetro

Com a chegada do Dia das Crianças, no próximo domingo (12), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reforça a importância de redobrar a atenção na hora de comprar brinquedos seguros. Brinquedo seguro é aquele que possui o Selo do Inmetro, comprovando que o produto passou por testes rigorosos e atende aos padrões de qualidade e segurança.

Leia também:
Vendas do Dia das Crianças devem movimentar R$ 9,96 bilhões no Brasil

Cuidados na hora da compra

Para proteger os pequenos, siga algumas orientações:

  • Prefira sempre lojas regulares;

  • Observe a faixa etária indicada na embalagem;

  • Verifique se o produto possui o selo de conformidade e se as informações estão em português.

“A presença desse selo indica que o produto passou por um processo de avaliação e demonstrou ser seguro”, explica João Nery, diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro.

Importância do selo

O selo do Inmetro é obrigatório e deve estar visível na embalagem ou no produto. Ele deve conter a marca e o logotipo do Organismo Certificador de Produtos (OCP) responsável pela certificação. O número de registro pode ser conferido no site do Inmetro, onde é possível verificar se o produto está com o registro “ativo”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Nos laboratórios, são avaliados critérios como impacto e queda, resistência à mordida, toxicidade, inflamabilidade e ruído — todos essenciais para garantir a segurança infantil.

Informações e embalagem

A embalagem deve apresentar, em português, dados como data de fabricação, descrição do conteúdo, instruções de uso, riscos, CNPJ e endereço do fornecedor.
Exija sempre a nota fiscal, que é a garantia em caso de defeito ou troca.

Evite o comércio informal

Produtos falsificados ou de origem clandestina podem conter materiais tóxicos, bordas cortantes e peças pequenas que provocam engasgos.

Antes de entregar o presente, retire a embalagem e mantenha plásticos e fitas fora do alcance das crianças.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Atenção à faixa etária

A restrição de idade está diretamente ligada à segurança. Brinquedos que indicam proibição para menores de 3 anos não devem ser entregues a essa faixa.

Já a indicação etária se refere ao desenvolvimento cognitivo e à forma de aproveitamento do brinquedo.
Em casas com crianças de idades diferentes, a supervisão de um adulto é fundamental para evitar acidentes.

Compras on-line

No comércio eletrônico, os cuidados devem ser os mesmos. Verifique se o selo do Inmetro aparece nas fotos e, em caso de dúvida, solicite o número de registro ao vendedor.
Prefira plataformas conhecidas e cheque se o produto não foi alvo de recall em bases nacionais e internacionais.

Relate acidentes e tire dúvidas

O Inmetro monitora acidentes de consumo por meio do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). Os relatos enviados ajudam a aperfeiçoar regulamentos e orientar fiscalizações.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Para registrar um acidente, acesse o site do Inmetro.

Dúvidas também podem ser encaminhadas à Ouvidoria do Inmetro pelo telefone gratuito 0800 285 1818, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Notícias relacionadas

Entretenimento

O Solar Bela Vista, em Natal, será palco de uma tarde de música, sorrisos e muita diversão no próximo sábado (11) , com a...

Economia

O Dia das Crianças irá aquecer o setor varejista em 2025. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam que...

Polícia

Uma mulher foi presa em flagrante na madrugada do último domingo (24) em Jucurutu (RN), após deixar seu bebê de 11 meses sozinho em...

Rio Grande do Norte

A verificação de taxímetros agora está isenta de taxas no Rio Grande do Norte e também tem prazo ampliado e passará a contar com...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile