Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Mulher morre após beber vodca com metanol em São Paulo

Bruna Araújo, de 30 anos, morreu após beber vodca contaminada por metanol em São Bernardo. Cidade já registra três mortes e dezenas de casos suspeitos.
Foto: SBT

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, em São Paulo, confirmou nesta terça-feira (7) a morte de Bruna Araújo de Souza, de 30 anos, em decorrência de intoxicação por metanol. Segundo o comunicado oficial, Bruna estava sob cuidados paliativos desde a internação, após consumir uma bebida alcoólica contaminada, identificada como vodca com metanol. Ela não resistiu às complicações e veio a óbito.

Leia também:
Intoxicação por metanol: Ministério da Saúde confirma 17 casos e investiga 200

Com esse caso, subiu para três o número de mortes confirmadas no estado de São Paulo por ingestão da substância tóxica.

Casos em investigação

De acordo com a prefeitura, até segunda-feira (6), a Vigilância Epidemiológica de São Bernardo recebeu 78 notificações de casos suspeitos de contaminação por metanol, incluindo seis óbitos em investigação.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Nas redes pública e privada da cidade, 72 pacientes foram atendidos, sendo 70 moradores locais, entre eles as vítimas fatais.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) informou que o número de casos descartados de intoxicação por metanol chegou a 47. O estado contabiliza 15 casos confirmados, com dois óbitos de homens de 54 e 46 anos, ambos residentes da capital.

Outros 164 casos seguem em investigação em São Paulo, incluindo os registrados em São Bernardo.

Emergência médica

A intoxicação por metanol é considerada uma emergência médica grave. Quando ingerida, a substância é metabolizada em compostos altamente tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar cegueira e até a morte.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os principais sintomas incluem:

  • visão turva ou perda total da visão;

  • náuseas e vômitos;

  • dores abdominais;

  • sudorese intensa e mal-estar generalizado.

Em caso de suspeita, é fundamental buscar atendimento médico imediato e contatar os serviços de emergência especializados:

  • Disque-Intoxicação (Anvisa): 0800 722 6001
  • Centro de Controle de Intoxicações de SP: (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733
  • CIATox (local): verificar unidade de referência na cidade.

A recomendação das autoridades é que todas as pessoas que consumiram a mesma bebida sejam avaliadas, mesmo sem sintomas aparentes. O atendimento rápido pode evitar sequelas graves e salvar vidas.

Notícias relacionadas

Saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou, nesta segunda-feira (6), uma visita técnica ao canteiro de obras...

Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nesta terça-feira (7) a criação de um comitê de enfrentamento da crise do metanol,...

Saúde

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início nesta segunda-feira (6) à Campanha de Multivacinação para crianças e...

Natal

O Procon Natal iniciou uma fiscalização em bares, restaurantes e comércios da capital potiguar que vendem bebidas alcoólicas destiladas. A ação tem como objetivo...

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO