Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Rio Grande do Norte

RN tem 3º maior número de trabalhadores fora do município

Censo 2022 revela que 16% dos potiguares trabalhavam fora do município onde moravam. RN tem a 3ª maior proporção do país.
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O Rio Grande do Norte registrou 150.621 pessoas trabalhando em outro município em 2022, segundo o Censo Demográfico divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (9). O número equivale a 16,16% dos potiguares que se deslocavam entre o domicílio e o trabalho, colocando o estado em 3º lugar no Brasil, atrás apenas de Sergipe (16,94%) e Pernambuco (16,85%).

Leia também:
Pix movimenta R$ 14,6 bilhões no RN em agosto

Os maiores índices estão concentrados na Região Metropolitana de Natal. Em Extremoz, 58,28% dos trabalhadores atuavam fora do município de residência. Em São Gonçalo do Amarante, o percentual foi de 57,01%, e em Parnamirim, 43,55%.

Em números absolutos, Parnamirim lidera com 40.121 pessoas empregadas em outros municípios. Já Galinhos (1,35%), Tibau (2,35%) e Mossoró (2,68%) registraram os menores percentuais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Na capital potiguar, 4,98% dos natalenses trabalhavam fora de Natal, o equivalente a 12,5 mil pessoas — o sétimo maior índice entre as capitais brasileiras.

Carro e ônibus lideram deslocamentos intermunicipais

A maioria dos potiguares que trabalhavam em outro município utilizava automóvel (5,75%) como principal meio de transporte. O ônibus aparece em seguida (5,25%), e a motocicleta, em terceiro (3,62%).

Em Extremoz e São Gonçalo do Amarante, o ônibus foi o meio mais usado, seguido pela motocicleta e pelo automóvel. A maior parte dos usuários de transporte coletivo levava entre 1 e 2 horas no trajeto diário.

Motocicleta domina o transporte interno

Entre os mais de 781 mil potiguares que trabalhavam e moravam no mesmo município, a motocicleta foi o principal meio de locomoção (24,65%), seguida pelo automóvel (19,69%) e por deslocamentos a pé (19%).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Nos municípios de Baraúna, Serrinha dos Pintos e Antônio Martins, o uso de motos superou 60% entre os trabalhadores locais. Em Natal, os carros lideraram (32,95%), e em Mossoró, as motos continuam em primeiro lugar (39,77%).

RN tem 3ª maior proporção de universitários fora do município

O Censo também revelou que 40,34% dos estudantes de graduação no Rio Grande do Norte cursavam o ensino superior em outro município — cerca de 41 mil universitários. O estado tem a 3ª maior proporção do país, atrás de Pernambuco e Sergipe.

Entre alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado, o índice foi de 42,54%. Já entre crianças de 0 a 10 anos, 2,93% frequentavam creches ou pré-escolas fora do município, com destaque para Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José do Mipibu.

Panorama da mobilidade potiguar

Ao todo, mais de 43 mil potiguares cursavam o ensino fundamental ou médio em outro município, sendo a maioria entre 15 e 17 anos. Os números mostram um cenário de alta mobilidade no estado, tanto para o trabalho quanto para o estudo, segundo o IBGE.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

Notícias relacionadas

Brasil

“Quem era Titina Medeiros” passa a ser uma pergunta recorrente após a morte da atriz neste domingo (11), aos 48 anos. Natural de Currais...

Brasil

Morre de Titina Medeiros, causando forte comoção no meio artístico e entre admiradores da cultura potiguar. A atriz, natural de Currais Novos, no Seridó...

Rio Grande do Norte

Morre aos 70 anos, Walter Byron Dore Júnior, integrante de uma das famílias mais tradicionais da indústria de bebidas do Nordeste. A Dore Refrigerantes...

Educação

O resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro. A informação foi confirmada nessa sexta-feira (9) pelo ministro da Educação, Camilo Santana....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO